Featured
Formas de beber sem ficar de Ressaca
Compartilhe:
A melhor forma de não acordar de ressaca é não consumir bebidas alcoólicas de forma exagerada. O vinho e até mesmo a cerveja podem ter benefícios para saúde desde que a pessoa tome apenas 1 dose por dia, junto à refeição.
Mas existem algumas estratégias que se podem adotar quando vai à uma festa ou está num churrasco com os amigos. Assim, para consumir bebidas alcoólicas e não ficar bêbado, e consequentemente não ficar de ressaca, é preciso seguir as seguintes estratégias:
1. Comer algo doce entre cada copo de bebida alcoólica
Uma ótima forma de evitar a bebedeira e a ressaca no dia seguinte é comer pedacinhos de frutas enquanto bebe. Uma caipirinha de frutas é melhor do que a cachaça pura, por exemplo, porque traz frutose e glicose pra ajudar a processar o álcool, e as frutas ainda repõem o potássio que é perdido através da urina.
Uma outra possibilidade é comer um pedaço de doce, como 1 quadradinho de chocolate meio amargo, porque o consumo de açúcar diminui a absorção do álcool pelo organismo, fazendo com que o indivíduo não fique bêbado, nem de ressaca no dia seguinte. A quantidade de doce que se deve comer depende da quantidade de álcool que vai ingerir, mas em média, para cada copo de bebida alcoólica a pessoa precisa comer 1 quadradinho de chocolate.
2. Comer alimentos salgados enquanto bebe
Uma outra excelente estratégia é comer 1 refeição antes de começar a beber porque não se deve beber com estômago vazio. Além disso, comer petiscos naturalmente salgados como amendoim, azeitona, queijo ou pistache enquanto consome bebidas alcoólicas também é uma boa estratégia porque, com o intestino “cheio”, o álcool é absorvido mais devagar e não afeta tanto o fígado, diminuindo o risco da pessoa se embebedar e acabar com a alegria da festa.
3. Não misturar diferentes bebidas
Uma outra dica preciosa para não ficar de ressaca é não misturar bebidas diferentes, e por isso quem começou a festa bebendo cerveja deve permanecer tomando cerveja, deixando de lado a caipirinha, vodca, vinhos ou qualquer outra bebida que contenha álcool porque essa mistura faz com que o álcool seja metabolizado ainda mais rápido pelo fígado e a pessoa fica bêbada mais rápido.
4. Tomar 1 copo de água entre cada copo de álcool
Uma outra maneira de evitar ficar de ressaca é sempre tomar 1 copo de água após cada copo de bebida alcoólica. A água não contém calorias sendo a opção mais saudável que todas as anteriores e ela funciona porque à medida que o álcool desidrata, a água rehidrata, deixando o corpo equilibrado, diminuindo o risco da pessoa ficar com enjôo e dor de cabeça no dia seguinte.
No entanto, deve-se evitar tomar água com gás ou refrigerante, se estiver consumindo alguma bebida alcoólica, porque o gás faz com que o corpo absorva ainda mais rápido o álcool e por isso as chances da pessoa ficar bêbada é maior. Antes de ir dormir também é recomendado tomar 1 copo cheio de água porque isso também diminui as chances de acordar com ressaca na manhã seguinte.
5. Tomar um remédio anti-ressaca
Tomar 1 comprimido de Engov antes de começar a beber também pode ajudar a retardar a forma como o álcool chega na corrente sanguínea, no entanto, este não deve ser tomado como desculpa para beber até cair, porque certamente não irá funcionar. Na indicações desse remédio existe a informação para tomar outro comprimido quando acordar na manhã seguinte para diminuir os sintomas de dor nos olhos, enjoô, mal-estar e indisposição.