Acre
Fogo em aterro de resíduos sólidos já dura 8 dias e bombeiros usam mais de 400 mil litros de águas no AC
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/09/aterr.jpg)
O fogo que atinge o aterro de resíduos sólidos, na Estrada da Transacreana, em Rio Branco, já dura oito dias e o Corpo de Bombeiros já usou mais de 400 mil litros de água na tentativa de extinguir o fogo.
O fogo começou na última sexta-feira (30) e a guarnição trabalha pelo menos 12h por dia. Uma viatura de incêndio dos bombeiros com canhão d’água, dois caminhões pipas da prefeitura e duas máquinas são utilizadas no trabalho de contenção.
O aterro é o mesmo que foi atingido por um incêndio em julho do ano passado e durou pelo menos 50 dias.
O assessor de comunicação dos Bombeiros, major Cláudio Falcão, informou ao G1 que a profundidade do aterro é um dos fatores que acabam dificultando para que ocorra a extinção das chamas que estão controladas, mas precisam ser extintas.
“Hoje é o oitavo dia que nós começamos a operação, então, a gente continua fazendo o mesmo serviço de resfriamento e remoção de entulhos para a água conseguir alcançar maior profundidade”, explica Falcão.
Diariamente são usados cerca de 50 mil litros de água. O major explica que o serviço é lento e que são toneladas de material em decomposição. Esse material emite gases que facilitam a proliferação do fogo.
“A gente molha, ela [a máquina] remove. E assim é o trabalho contínuo. O trator de esteira faz um trabalho importante porque, às vezes, acontece de atolar a viatura porque estamos em terreno falso. É um trabalho árduo”, explica.