Na próxima quinta-feira (7/6/2018), uma poderosa onda de frio polar chegará ao sul do Brasil, despencando a temperatura em alguns estados, com alta probabilidade de valores negativos e de formação de geadas generalizadas, além de queda de neve em algumas áreas, prevê o pesquisador meteorológico Davi Friale.
No Acre, segundo o pesquisador, o ar polar chegará na sexta-feira (8/6/2018), logo cedo, com fortes ventos da direção sudeste, mas com intensidade entre moderada e fraca. A temperatura, ao amanhecer de sábado, deve oscilar entre 16 e 19ºC, no leste e no sul do estado. Esta onda de frio não deve atingir a região do Juruá.
Acre teve frio de 12 graus nesta semana
Nesta terça-feira (5/6/2018), a capital do Acre viu o Sol pela primeira vez, desde o fim da tarde da última sexta-feira (1/6/2018). Foram mais de 90 horas consecutivas sem que a luz solar aparecesse em Rio Branco e na maior parte do Acre.
Foram quatro dias de frio com temperaturas mínimas girando entre 12 e 15ºC e máximas entre 15 e 19ºC, no leste e no sul do estado.
O frio, no entanto, ocorreu em todo o estado. Na última segunda-feira, a temperatura máxima no Acre foi apenas 22,4ºC, registrada em Porto Walter.
Na manhã desta terça-feira, foi estabelecido, pelo terceiro dia consecutivo, mais um recorde de frio acreano em 2018, com registro oficial de 12,7ºC, nas cidades de Brasileia e Epitaciolândia, enquanto que, em Rio Branco, foi registrada, na estação do aeroporto, mínima de 13,5ºC, igual a do dia anterior, também com recorde de 2018.
Foram, novamente, as menores temperaturas registradas em toda a região Norte do Brasil.
Nesta terça-feira, em Rio Branco, mesmo com o sol aparecendo forte, a máxima foi apenas 21,5ºC, por volta das 15 horas, na estação do aeroporto, enquanto que, em Cruzeiro do Sul, a maior temperatura foi 22,2ºC e, em Tarauacá, apenas, 21,9ºC.