Saúde
Ficar com roupas de banho molhadas aumenta os riscos de infecção urinária?
Compartilhe:
Muitas mães recomendam a seus filhos não manterem por muito tempo a roupa molhada no corpo por conta do risco de gripe, mas provavelmente elas não sabem que isso pode causar ainda outro problema, que é a infecção urinária. As roupas de banho ganham destaque neste sentido, já que a umidade na região genital é o que resulta na infecção, principalmente nas mulheres.
Fatores que aumentam os riscos de infecção urinária
“A infecção urinária pode aumentar com o uso prolongado de roupas de banho molhadas em mulheres devido à alteração da flora bacteriana vaginal, proporcionando o desenvolvimento de bactérias nocivas que podem invadir a bexiga e causar a infecção. Além disso, aumentam também em mulheres os riscos de infecções fúngicas vaginais e em homens as infecções fúngicas das virilhas”, informa o urologista Cláudio Murta.
Além do uso de roupas de banho molhadas por tempo prolongado, outros fatores podem causar a infecção urinária, como por exemplo redução da hidratação, diminuição da frequência urinária, e descuidos com a higiene íntima.
Sintomas e tratamento da infecção urinária
Os principais sintomas da infecção urinária são ardor para urinar, aumento da frequência urinária, sangramento na urina e dor na parte inferior da barriga. “Quando o paciente apresenta febre, isso significa que o quadro é mais grave, podendo corresponder a uma infecção renal (pielonefrite aguda)”.
O tratamento da infecção urinária é feito com base em antibióticos por via oral, hidratação e mudança de alguns hábitos. “Dentre os hábitos que devem ser mudados, destacam-se: trocar a roupa molhada assim que sair da piscina ou da praia por uma seca; manter-se hidratado; não segurar por tempo prolongado o xixi; e cuidar adequadamente da higiene íntima”.
Foto: Shutterstock
https://cuidadospelavida.com.br