Acre
Festival reúne mais de mil pessoas e quer resgatar cultura da tribo Puyanawa no interior do Acre
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2018/07/tribo-acre.jpg)
Evento começa nesta quarta (18) e segue até domingo (22). Trabalho espiritual consta na programação.
Festival reúne mais de mil pessoas e quer resgatar cultura da tribo Puyanawa no interior do Acre (Foto: Anny Barbosa/G1)
Mais de mil pessoas estão reunidas em Mâncio Lima, no interior do Acre, para participar da 2ª Edição do festival Atsa Puyanawa, que começa nesta quarta-feira (18) e segue até domingo (22). O evento atrai pessoas de várias partes do Brasil e alguns países América Latina e Europa.
Objetivo é resgatar a cultura e tradição da tribo que há décadas habita a região conhecida como ‘Barão’, na divisa do Brasil com o Peru. O cacique Joel Poyanawa diz que visitantes são bem-vindos à festa.
“Hoje estamos com cerca de 1 mil pessoas entre nativos e visitantes. Nosso objetivo é resgatar a cultura tradicional de nosso povo com os cantos e danças de nossa gente e trabalho espiritual com a ayahuasca. Esperamos dias de muita alegria e diversão junto com nossos visitantes. Teremos muito prazer em dividir nossa cultura”, disse o cacique.
Líder da igreja do Santo Daime em Cruzeiro do Sul, Carlos Augusto Carvalho, destaca a qualidade da festa.
“Esse festival é muito emocionante. Eles são um dos povos mais novos da região e já fazem um grande festival de sua cultura. O primeiro festival foi muito atrativo. Acredito que este ano a festa será melhor. Acho que é um privilégio aos convidados participar das atividades culturais, caminhadas na floresta e atrativos naturais como os banhos nos igarapés da aldeia”, pontua.
Na abertura do festival, houve limpeza de corpo em igarapé para pessoas visitantes, pinturas nas pessoas, apresentações de danças e músicas. No segundo dia terá caminhada em trilha dentro da aldeia com cantoria e dança.