Conectado por

Saúde

Feira Hospitalar 2024: empresa de tecnologia médica apresenta inovações para cuidados emergenciais e monitoramento da saúde cardíaca


Compartilhe:

Publicado por

em

Evento é um dos mais importantes do setor de negócios em saúde, e deve reunir centenas de expositores de vários países do mundo

Com cerca de 90 mil visitantes previstos, e expositores de cerca de 100 países, a Feira Hospitalar, um dos mais importantes encontros sobre inovação em saúde na América Latina, começa nesta terça-feira (21). Com diferentes tecnologias voltadas para o atendimento à população, os cuidados com a saúde cardíaca serão um dos temas abordados no evento. Para se ter uma ideia da necessidade do assunto, segundo o Ministério da Saúde no país são registradas aproximadamente 400 mil mortes por doenças cardiovasculares por ano, o que representa 30% das mortes anuais.

Com esse cenário, o investimento em tecnologias para atendimento pré-hospitalar e emergencial de vítimas de parada cardíaca são essenciais para garantir a preservação da  vida, conforme explica Eduardo Marckmann, que é CEO da Toth Lifecare, empresa brasileira que estuda e desenvolve tecnologias na área médica. “Um desses equipamentos é o DEA (desfibrilador externo automático). Além de sua importância para socorristas e outras equipes hospitalares, tem crescido sua necessidade em ambientes de grande circulação de pessoas, seja por força de legislações ou pela conscientização social sobre o assunto”, comenta.

Devido à ausência desses equipamentos em muitas empresas e instituições, nem sempre é possível realizar o atendimento de pacientes antes da chegada de socorristas. Uma reportagem do jornal The New York Times de 2023 mostrou que, nos Estados Unidos, entre 85% e 90% das pessoas que sofrem paradas cardíacas súbitas não sobrevivem e não podem ser reanimadas devido à falta de um aparelho.

Precisão no trabalho emergencial

Na Feira Hospitalar, a Toth Lifecare vai apresentar sua linha completa do DEA EasyShock. São sete versões de desfibriladores, equipados com auto testes funcionais que verificam as condições do aparelho para que ele esteja sempre pronto para o uso. Por meio de um sinal luminoso, o socorrista ou qualquer profissional treinado sabe se o DEA está apto para ser utilizado. “Esse autoteste é uma garantia de mais segurança para o uso do equipamento, ainda mais em um momento de emergência”, afirma o CEO. Outra questão de segurança do equipamento é a autonomia de bateria de 9 horas de monitoramento ou até 500 choques, o que viabiliza seu uso prolongado.

Um dos diferenciais do EasyShock é seu botão pediátrico, que permite o ajuste rápido da energia de desfibrilação de adulto para pediátrico com apenas um clique. Além disso, o atendimento pediátrico pode ser feito sem a necessidade da troca das pás adesivas (os eletrodos que ligam o aparelho ao corpo humano usados para desfibrilação, cardioversão e monitoramento), pois a mesma pá pode ser usada tanto para crianças quanto adultos. “É uma forma de agilizar o trabalho do socorrista”, diz o CEO.

A precisão do equipamento também amplia as possibilidades de salvamento. O aparelho que será apresentado na Feira Hospitalar possui um feedback de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), um acessório que pode ser conectado ao EasyShock e que possibilita a execução de manobras de ressuscitação de alta qualidade conforme a recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia. “A função mede a frequência e a profundidade das compressões e alerta ao profissional se é necessário torná-las mais repetitivas”, diz Marckmann. O feedback avalia a qualidade da massagem em tempo real e ajuda a melhorar sua performance. “Estamos falando da eficiência do trabalho que salva vidas”, afirma.

Tecnologia avançada e completa

O objetivo de tratamentos e cuidados que envolvam doenças cardiovasculares tem crescido e as inovações aumentam. Outro dispositivo que vem para equipar o profissional é o cardioversor, um aparelho destinado ao tratamento de arritmias e monitoração de pacientes através do ECG (eletrocardiograma) de 12 derivações. Na Feira Hospitalar, os visitantes poderão conhecer essa tecnologia através do Cardioshock, desenvolvido também pela Toth Lifecare. O equipamento tem componentes avançados para auxiliar médicos no tratamento e monitoramento do coração.

Possui funções de desfibrilação bifásica manual e automática, além de cardioversão, monitoração de sinais vitais e marca-passo, para diferentes tipos de pacientes, como adultos, pediátricos e neonatais. O aparelho vem com possibilidade de instruções de uso por voz, na tela e nas pás no momento da emergência, o que viabiliza o foco no paciente.

Além disso, permite o compartilhamento de dados por wi-fi e bluetooth, para que o profissional responsável possa visualizar sinais vitais do paciente em dispositivos móveis e computadores. “É um equipamento que traz segurança por ser bastante completo em suas funções. Isso permite estabilidade no trabalho profissional”, avalia o CEO.

Novidade também para o público em geral

O acompanhamento das funções cardíacas também pode ser feito por pessoas comuns, para evitar casos extremos de doenças cardíacas e permitir o cuidado diário. Esses dispositivos têm recebido atenção do setor de negócios em saúde. Na Feira Hospitalar, uma dessas inovações é o Toth Watch, que permite monitoramento de 24 horas da frequência cardíaca e emissão de alertas ao detectar alterações significativas.

Também possui análise da pessoa no momento de sono e durante a prática de exercícios físicos, com os compilados semanais, mensais e até anuais. O equipamento pode ser conectado à smartphones, nos quais o usuário pode visualizar através do aplicativo todas as informações sobre sua saúde em relatórios completos e exportáveis. O relógio além das funções inteligentes possui um visual clássico tornando o aparelho versátil para todas as ocasiões, desde a academia até a reunião executiva.

Ultra-som sem fio

A empresa ainda traz aos profissionais de saúde outra inovação para realização de exames de ultrassonografia. Será apresentado na Hospitalar 2024 um aparelho sem fio e portátil, que permite ao profissional realizar exames de ecocardiograma, obstetrícia e ginecologia com mais praticidade. O equipamento permite o armazenamento e compartilhamento de imagens, bem como que o profissional realize ajustes no ganho da profundidade e foco dessas imagens. O ultra-som é conectado aos smartphones e tablets por meio de aplicativos disponíveis em aparelhos com Android e iOS.

Marckmann comenta que esses equipamentos e todo o conjunto de avanços tecnológicos da Hospitalar mostram a necessidade de discutir o assunto sobre a melhoria na qualidade do atendimento à população. “A Feira Hospitalar é uma oportunidade para que o público ligado à saúde se atualize nesse sentido. Quanto mais pudermos integrar esforços para a melhoria do atendimento, mais pessoas serão salvas em situações de risco ou terão medidas preventivas antes de questões emergenciais”, afirma o CEO da empresa.

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com