Agronegócios
Exportações brasileiras de frango para China batem recorde
Compartilhe:
O comércio externo de produtos da agropecuária nacional se beneficia pelos recentes casos de peste suína africana na China.
Influenciadas pela maior demanda por carnes, as exportações brasileiras de frango para o gigante asiático atingiram, em maio, marca histórica.
Além do aumento na quantidade de frango enviado para o mercado chinês, o preço também teve uma elevação.
Quem vai nos detalhar os volumes e os valores envolvidos nesses novos números das exportações brasileiras é a jornalista Carla Mendes, do Notícias Agrícolas.
“Em maio, o volume de carne de frango brasileiro exportado para a China foi recorde, 54,9 mil toneladas. Esses são os números divulgados pela Secex, Secretaria de Comércio Exterior. E como você adiantou, além do crescimento em volume, os chineses tem pagado mais caro pela proteína do Brasil, pelo frango brasileiro. Então, nós tivemos, em maio, o valor passando de R$ 2,55 o quilo, um aumento de 30% em relação a média anterior. E isso, é claro, acaba gerando mais receita para o Brasil.”
Outro destaque da agropecuária que pode aumentar as exportações brasileiras vem da cultura do algodão.
Diante de uma produção recorde, a Embrapa fez uma análise cadeia produtiva da cultura.
Atualmente, o Brasil é o quinto maior produtor de algodão no mundo.
De acordo com o levantamento da empresa, estão sendo produzidos 2,7 milhões de toneladas de pluma.
O que o estudo traz de evidências, Carla?
“O Brasil tem terra e tecnologia disponíveis para atender esse aumento no consumo de mundial de algodão, segundo esse estudo da Embrapa. Então o objetivo da Embrapa, agora, é fazer com que haja uma intensificação na pesquisa da cultura do algodão, para continuarmos ofertando um produto de boa qualidade, preço competitivo, aumentar a produtividade nas propriedades, enfim, fazer o Brasil cada vez mais competitivo nesse mercado”
Obrigado pelos esclarecimentos, Carla. Quem quiser saber mais novidades do agronegócio é só acessar o Notícias Agrícolas, certo?
“É isso mesmo. Para quem quiser saber mais sobre o agronegócio brasileiro e mundial: noticiasagricolas.com.br. Até a próxima, Raphael”.