Cuiabá-MT
Exames de DNA serão feitos de graça em mutirão para comprovação de paternidade em Cuiabá
Compartilhe:
Exames de DNA serão feitos de graça no mutirão do programa ‘Pai Presente’, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que será realizado no dia 19 de outubro no Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC), em Cuiabá.
O presidente do PJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, o corregedor-geral da Justiça, Luiz Ferreira da Silva e o reitor do ICEC, Teófilo Márcio de Arruda Barros Júnior, assinaram, nesta terça-feira (8) o termo de cooperação técnica do evento.
O projeto é uma iniciativa da desembargadora Helena Maria Bezerra, que é professora na instituição e ouviu de muitos alunos o sofrimento de não ter o nome do pai nos documentos.
Segundo a desembargadora, o projeto é social, mas também é jurídico, pois envolve juiz, conciliador, registro, colheita de DNA e processo de investigação de paternidade.
Para fazer o reconhecimento espontaneamente basta comparecer em conjunto: mãe, filho e pai com os documentos pessoais, certidão de nascimento e comprovante de endereço do pai”.
Essa parceria também vai atender os pais que querem fazer o reconhecimento, mas exigem o exame de DNA. Nesse caso, o exame será feito na hora, mas o resultado sai em 30 dias, para só então, dar os encaminhamentos legais do reconhecimento.
Corregedoria-Geral da Justiça fez a intermediação com o governo do Estado para viabilizar os examines de DNA para o dia do evento, oficiou os Cartórios de Registro Civil e designou os juízes para o dia 19 de outubro e a equipe da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja).
De acordo com o reitor do ICEC, toda a comunidade escolar está envolvida na ação. O trabalho de mobilização da vizinha já está ocorrendo.
Mais de 60 acadêmicos e 33 docentes estarão trabalhando no dia da ação. Acadêmicos de direito foram capacitados para as atividades de conciliação, durante as audiências do Pai Presente.
Os do curso de serviço social fizeram a abordagem para que as mães e supostos pais participem do projeto. Os do curso de enfermagem vão trabalhar na coleta de DNA, no dia das audiências de conciliações e professores vão supervisionar as atividades dos alunos.