Comportamento
Evitar a autorresponsabilidade é sabotar nossa própria felicidade! Qual escolha você fará hoje?
Compartilhe:
Evitar a autorresponsabilidade é sabotar nossa própria felicidade! Qual escolha você fará hoje?
Quem nunca ouviu as pessoas atribuírem ao outro as dificuldades, incertezas e fracassos da vida? Frases como: “Cresci sem dinheiro na infância, por isso não estudei” ou “Minha criação foi muito severa, por isso tenho medo de tudo” ou ainda “Meus pais nunca se deram bem, por isso não acredito na relação a dois”.
Em primeiro lugar, é preciso entender que cada um de nós é responsável pela vida que tem, pelo que é e pelo que sente. Sabemos que somos resultado de nossa infância e que, consciente ou inconscientemente, repetimos o comportamento de nossos pais. Mas até quando entenderemos o porquê das coisas sem tomar a atitude de mudá-las? Até quando o passado determinará quem somos hoje, nossas decisões e escolhas? Até quando culparemos os outros por nossa inação em nos autorresponsabilizarmos pelas escolhas e mudanças concretas que nos levarão à vida que queremos viver hoje?
O passado ficou para trás, não é possível mudá-lo, mas decidir o que fazer a partir do presente é uma escolha que pode ser feita, redefinindo o rumo de nossas vidas. É necessário tempo e investimento para olhar para si, autoconhecer-se e desvincular-se do que ficou para trás. Este exercício de autorresponsabilidade – de não terceirizar nosso sucesso e felicidade a ninguém – é o único caminho para prosperar em todos os campos da vida, de forma contínua e segura, pois essas atitudes dependem apenas de nós.
“Sabemos que não é fácil admitir que todo o mal-estar que vivemos hoje é resultado da nossa falta de autorresponsabilidade. É preciso tomar uma decisão e abandonar o vitimismo para a virada de chave em nosso destino. Ao não fazer isso, procrastinamos nossa própria felicidade, sabotando os caminhos que nos levariam a uma vida mais leve e a realizações incríveis. A escolha, mais uma vez, é de cada um de nós“, afirma Heloísa Capelas, mentora de líderes e uma das maiores especialistas em autoconhecimento e inteligência emocional do Brasil. Ela é autora de três livros: “O Mapa da Felicidade”, “Perdão; a Revolução que Falta” e “Inovação Emocional”. Heloísa é CEO do Centro Hoffman e está à frente do Processo Hoffman no Brasil – um treinamento de autoconhecimento aplicado em 16 países, com resultados cientificamente atestados e avalizados pela Universidade Harvard como uma das metodologias mundiais mais eficazes para mudanças de paradigmas. Visite https://heloisacapelas.com.br e https://centrohoffman.com.br.
Abaixo, um breve vídeo de Heloísa sobre o tema:
PRESS MANAGER