Cuiabá-MT
Estátua de Maria Taquara é retirada de praça em Cuiabá para restauração
Compartilhe:
A estátua da Maria Taquara, instalada na praça que recebe o mesmo nome, no Centro de Cuiabá, foi retirada do local para restauração. Segundo a Prefeitura de Cuiabá, a estrutura foi retirada do local há duas semanas e o processo de revitalização deve durar 90 dias.
A prefeitura informou ainda que a restauração é feita com o intuito de garantir a preservação da estátua e é um complemento das ações de melhorias realizadas na praça.
“O trabalho teve início com a substituição do antigo ponto de embarque e desembarque de passageiros por uma estrutura construída com contêiner”, explicou em trecho da nota.
O monumento foi criado pelo artista plástico Haroldo Tenuta. No entanto, em 2009, foi restaurada por Fred Fogaça, após a estrutura cair durante um vendaval.
A história de Maria Taquara
A escultura fica localizada entre a Prainha e a Rua Clóvis Huguenei, em Cuiabá. O monumento foi criado para homenagear uma mulher negra que trabalhava como lavadeira na capital.
Alta e magra, ela ganhou o apelido de uma planta com as mesmas ‘fisionomias’. A lavadeira era pobre e, apesar de ter um ‘barraco’ para viver, vivia como uma moradora de rua.
Maria era de origem nordestina, mas viveu por muitos anos, em Cuiabá. Ela ficou conhecida por ser uma das primeiras mulheres a usar calça na cidade.
Na avaliação de pesquisadores, Maria Taquara estava ‘à frente do seu tempo’, o que fez com que ela se tornasse uma personalidade.
A ideia da construção da estátua para homenagear Maria Taquara teria partido de João Balão, que era dono de um hotel na cidade o qual Maria prestava serviços.