Geral
Estado tem 14 municípios em situação de emergência; Comitê define prioridades
Compartilhe:
Taques volta a reunir Comitê e elenca prioridades contra efeitos do desabastecimento
Mato Grosso já tem 14 municípios em situação de emergência pela falta de medicamentos, combustível e alimentação nos presídios. Cento e dois caminhões foram liberados nas rodovias do Estado nesta segunda (28) e terça (29) no atendimento a 22 municípios. O balanço foi feito na noite de ontem, antes de os motoristas começarem a levantar acampamento.
Reunido na tarde desta terça no Palácio Paiaguás, o Comitê de Gestão de Crise informou que 27 pontos de manifestação ainda persistiam no Estado, definiu prioridades e listou providências urgentes que vão ser viabilizadas, entre elas, um avião para entrega de medicamentos em Sinop. “Todas as viaturas estão nas ruas para garantir a tranquilidade da população e o efetivo foi reforçado”, informou o governador Pedro Taques.
Na área de saúde, o Comitê informa que as cirurgias eletivas ainda estão suspensas no Estado e o estoque de vacina contra a gripe dura somente até o próximo dia 4. A Caravana da Transformação está funcionando normalmente em Sinop. Para garantir alimentação aos presidiários, o cardápio será flexibilizado e as famílias poderão levar alimentação de casa.
Os caminhões com cargas de ração que estavam adesivados atravessaram as manifestações, mas há preocupação com a falta de matéria-prima para as indústrias e um pedido para estender a vacinação contra febre aftosa até 15 de junho.
Uma força-tarefa também será constituída para levar óleo diesel nas usinas termelétricas de Querência e Distrito de Guarita.
O Procon continua atuando junto com a Delegacia do Consumidor (Decon) para evitar abusos. O Centro de Controle Integrado está no comando para organizar o trabalho de escoltas com 66 viaturas e efetivo de 198 policiais no atendimento.
Veja, abaixo, as cidades que já decretaram emergência no Estado:
- Água Boa
- Campinápolis
- Chapada dos Guimarães
- Itanhangá
- Guiratinga
- Mirassol d Oeste
- Nova Monte Verde
- Nova Olímpia
- Nova Nazaré
- Paranatinga
- Porto Alegre do Norte
- Ribeirãozinho
- Sorriso
- Tangará da Serra