Saúde
Espirros com odor desagradável: Conheça as causas e o tratamento
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2022/11/unnamed-40.jpg)
Os espirros com odores desagradáveis podem ser causados por infecções crônicas e agudas de sinusite, rinite e alergias
Os espirros com odor desagradável geram incômodos e constrangimento. Porém, o mau cheiro deve ser motivo de atenção, pois pode estar ligado à infecção crônica e aguda de sinusite e rinite. Também podem desencadeá-los alergias intensificadas pelo aumento de partículas de pólen no ar durante a primavera e por mudanças bruscas de temperatura. A otorrinolaringologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Maria Dantas alerta que há casos inclusive que necessitam de intervenção cirúrgica.
A médica Maria explica que os odores, quando relacionados a doenças do trato respiratório superior que inclui o nariz, costumam surgir acompanhados de dores de cabeça e garganta, inchaço no rosto e febre. “A causa pode ser variada, desde infecção viral ou bacteriana até alergias e presença de corpos estranhos na vias nasais. Por isso, é necessária a avaliação de um especialista”, explica.
A identificação da causa do odor desagradável é feita a partir da observação das vias nasais e do rosto, que pode apresentar inchaço. Há casos que exigem exames complementares como nasofibroscopia (avaliação com câmera de toda a cavidade nasal) e hemograma para identificar possíveis alterações em decorrência de infecções.
A especialista indica a lavagem nasal com soro fisiológico como prevenção desses quadros infecciosos e para alívio dos sintomas. Os quadros graves precisam ser tratados com antibióticos e corticóides.
Sobre o Iamspe
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.
São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Orçamento e Gestão.
Assessoria