Esporte
Especialistas dão dicas de como se cuidar nesse período de estiagem
Compartilhe:
Com as altas temperaturas do verão amazônico, as pessoas que se exercitam precisam ter um cuidado maior. Apesar de benéfica para a saúde, as atividades físicas devem seguir algumas regras para dias com temperaturas muito elevadas.
Marco Antônio, educador físico, deu dicas para os esportistas de Rondônia na hora de se exercitar nesta época do ano.
- Utilizar sempre roupas e calçados leves e confortáveis
- Manter o ambiente de exercícios arejado
- Em atividades ao ar livre, o esportista também deve priorizar o uso de protetor solar, óculos de sol e boné.
- Mesmo que a pessoa esteja habituada a se exercitar em dias muito quentes, o número de atividades físicas deve ser reduzido em aproximadamente 20%.
O calor intenso pode ser um empecilho para muita gente. Neste quesito, o educador alertou sobre quais os melhores horários e costumes neste tipo de situação.
– Em ambientes abertos, ao ar livre, o melhor horário para treinar é na parte da manhã e no finalzinho da tarde, evitando o horário de maior calor. Em academia, em que tem o ambiente mais climatizado, não tem essa necessidade de ter um horário específico para treinar. Mas ingerir bastante líquido é fundamental – diz.
Com as temperaturas elevadas, os cuidados com a pele não podem ser negligenciadas. Ao Globoesporte.com, a especialista em dermatologia, Lisiane Luz, deu dicas.
- Beba bastante água. Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa
- Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico pelo menos duas vezes ao dia
- Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h
- Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele
- Use e abuse do protetor solar
- E não esqueça os hidratantes para pés, mãos e corpo
– A gente percebe que nessa época a pele fica muito ressecada. Na maioria das vezes a pessoa dá maior atenção para o quadro respiratório e esquece da pele. Ela deve ser protegida com um protetor solar e também hidratar com cremes. Claro que não podemos esquecer o mais importante de tudo é sempre beber bastante líquido – diz a médica.
Nesse período, segundo o oftalmologista Luis Gustavo, os olhos também são muito afetados. Por falta de umidade do ar, coceira e vermelhidão são sintomas comuns na região ocular. Ele dá dicas de como cuidar corretamente do órgão.
- Em caso de ardência nos olhos, use compressa de água filtrada gelada na região
- Dê preferência aos colírios lubrificantes sem conservantes – com orientação médica
- Ao anda de bicicleta, é bom usar um óculos, que além de proteger a região também ajuda a não ressecar os olhos.
– Nessa época do ano a gente tem uma procura maior de pessoas com os olhos irritados por causa da fumaça. Aumenta 50% dos casos já esperados – orienta o oftalmologista.
A pneumatologista Ana Carolina Cruz, diz que o casos de doenças respiratórias podem aumentar nessa época. Ela dá dicas para combater o tempo seco.
- Beba bastante água. Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa
- Umidifique o ambiente com toalha molhada ou umidificador de ar
- Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico pelo menos duas vezes ao dia
- Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h
- Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele
– O ideal é sempre manter os ambientes umidificados, principalmente os quartos, seja com umidificadores ou com toalhas molhadas, ou ainda com recipientes com água. É necessário beber bastante líquido e ter um cuidado maior com as nossas crianças e idosos – afirma a pneumatologista.