Saúde
Especialista esclarece 8 dúvidas sobre higiene bucal. Confira!
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2021/09/saude-bucal.jpg)
O mês de outubro é considerado o mês do dentista e nesta segunda-feira, dia 25 é celebrado o dia nacional desse profissional. Em comemoração, a ortodontista Catarina Riva aproveitou para esclarecer oito mitos relacionados à saúde bucal.
“Na internet há várias receitas caseiras milagrosas para melhorar o sorriso e a saúde bucal, contudo, é muito importante ficar alerta e buscar atendimento profissional com um dentista habilitado, pois muitas dessas receitas podem ser perigosas”, destaca a profissional.
1. A troca de escova de dentes deve ser frequente?
“Sim! O ideal é fazer a troca de escova a cada três meses, pois com o tempo as cerdas acabam perdendo a eficiência. Além disso, após uma crise de garganta ou resfriado é recomendado fazer a troca, para evitar correr o risco de uma reinfecção.”
2- Cremes dentais e outras substâncias funcionam como clareadores?
“Cremes dentais e qualquer outra substância, como carvão ou bicarbonato de sódio, não tem nenhum poder de penetração na estrutura dentária, e no caso do carvão pode causar um desgaste do esmalte dentário por ser extremamente corrosivo e abrasivo. Clareamentos dentais devem ser feitos com produtos específicos e realizados com os profissionais que tenham capacitação para tal”.
“O correto é aguardar cerca de 15 a 20 minutos para realizar a escovação, pois, alguns alimentos ácidos podem desestabilizar a estrutura dentária externa, então é necessário esperar esse tempinho para não correr o risco de prejudicar o esmalte dos dentes”.
4- Chiclete sem açúcar auxilia contra a cárie?
“O chiclete sem açúcar em si ajuda na produção de saliva que tem antibióticos naturais que auxiliam no processo da higienização bucal. Mas é importante ressaltar que nenhum alimento substitui a escovação e o uso de fio dental”.
5- Cigarro prejudica a saúde bucal?
“O tabagismo causa diversos efeitos colaterais na saúde bucal, dentre eles o câncer de boca, gengivite, doença periodontal, mau hálito entre outros”, alerta.
6- Higienização eficiente é aquela feita com bastante creme dental?
“Mito, a pasta aplicada sobre a escova deve ser em pequena quantidade e inserida no meio das cerdas para evitar que seja engolida com facilidade, quem é responsável pela limpeza não é o creme dental e sim a escova”.
7- Excesso de escovação prejudica a dentição?
“O uso de uma escova com as cerdas abrasivas e a escovação inadequada levam ao desgaste do esmalte do dente e pode causar retração da gengiva, portanto isso é verdade. O ideal é usar escovas macias e aplicar as técnicas indicadas por dentistas”.
8- Enxaguantes bucais podem substituir a escovação?
“Os métodos mais eficazes para manter a limpeza bucal são a escovação e o uso de fio dental, os enxaguantes entram como um complemento”, finaliza a especialista.
Noticias.r7.com