Escalda pés: Dicas da terapeuta holística e nutricionista Cristtiana Andrade – Jornal O NORTÃO
Conectado por

Artigos & Colunas

Escalda pés: Dicas da terapeuta holística e nutricionista Cristtiana Andrade


Compartilhe:

Publicado por

em

A correria do dia a dia, muitas das vezes acabamos nos esquecendo de procedimentos simples que nos ajudariam a cuidar melhor da nossa saúde, alcançando a sensação de bem-estar e de energias renovadas após um longo dia de trabalho. Um destes simples e eficazes procedimentos é o escalda pés, tratamento muito antigo, utilizado pelas nossas avós e ideal para combater a sensação de cansaço nesta parte do corpo. Confira a seguir os benefícios do escalda pés e aprenda algumas receitas revigorantes.

Os benefícios do escalda pés

  • O escalda pés ajuda a aliviar a pressão dos pés;
  • Descansa as pernas;
  • Reduz calos;
  • Alivia o estresse do cotidiano;
  • Proporciona relaxamento;
  • Ativa a circulação sanguínea

De acordo com a acupuntura, nos nossos pés existem aproximadamente 70 mil terminações nervosas que estão associadas aos vários órgãos do corpo humano. Dessa forma, o aquecimento e a pressão desses pontos refletem imediatamente no equilíbrio energético do corpo inteiro.

Receitas de escalda pés relaxantes e revigorantes

SAL E GENGIBRE

Adicionar duas colheres (sopa) de sal e laminas de gengibre na água em que os pés estão mergulhados ajuda a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço, proporcionando, assim, uma sensação de leveza nos pés. Fazer este procedimento três vezes por semana também ajuda no combate às infecções causadas por fungos.

ÓLEO ESSENCIAL

Mergulhe os pés em uma bacia com água quente (não quente demais!), até a altura dos tornozelos, e pingue algumas gotas de óleo essencial na água. As essências de menta e eucalipto auxiliam no combate ao cansaço e à sensação de peso; já as essências de tea tree e lavanda ajudam no relaxamento. Além disso, também ajudam no tratamento de frieiras, devido às suas propriedades fungicidas, cicatrizantes e bactericidas.

ERVAS

Ferva dois litros de água, coloque em uma bacia e acrescente uma colher de sopa de folhas secas de melissa, folhas frescas de hortelã, sementes frescas de erva doce e folhas e flores de camomila. Espere até amornar para colocar os pés e o indicado é realizar este procedimento à noite.

Lavanda, alecrim e sal grosso

Ferva dois litros de água e coloque em uma bacia com um punhado de sal grosso. Acrescente duas gotas de óleo essencial de lavanda e uma gota de óleo essencial de alecrim. Mantenha os pés mergulhados por 10 minutos.

Cristtiana Andrade é profissional em Acupuntura , Nutricionista (formada pela Unitri Uberlândia) e MBA GESTAO HOSPITALAR (Faculdade Unimed em Belo Horizonte)

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com