Medicina
Entenda as causas da dor no lado esquerdo da barriga
Compartilhe:
O corpo humano é bastante complexo e, por isso, pode ser difícil conseguir identificar os reais motivos dos sintomas que surgem inesperadamente e, aparentemente, sem motivos. Uma das dores mais comuns e com bastantes incógnitas, é a dor no lado esquerdo da barriga.
Geralmente, causas mais comuns como a prisão de ventre e os gases, podem ser os motivos que causam essa dor. Porém, pode ser que tenha outros fatores e, caso a dor persista por mais de 2 ou 3 dias, é necessário buscar por médico para um diagnóstico preciso.
A dor no lado esquerdo da barriga pode ser séria?
Como dito anteriormente, as dores localizadas na parte esquerda da barriga podem indicar problemas simples de serem tratados e, na maioria dos casos, nem necessita da ida ao médico.
Porém, assim como no corpo inteiro, dores localizadas e que persistem por muito tempo, podem indicar problemas com os órgãos que ficam na região dolorida, o que se torna preocupante.
Entretanto, é preciso redobrar a atenção quando as dores começam a se tornar mais frequentes, pois podem indicar problemas como pedras nos rins ou endometriose, por exemplo.
A seguir, listamos as principais causas que podem causar dor nesta região: lado esquerdo da barriga. Confira quais são elas:
Gases
Mais comum em pessoas com prisão de ventre, o acúmulo de gases ocorre pois as fezes passam mais tempo dentro do intestino, sendo assim, as bactérias têm mais tempo para a fermentação.
Além disso, os gases podem ser ocasionados pelo consumo exagerado de alimentos gordurosos e refrigerantes, por exemplo. Os principais sintomas de gases, são:
- dores constantes na barriga;
- arrotos frequentes;
- sensação de barriga pesada;
- falta de apetite.
Diverticulite
A diverticulite é uma das principais razões por dores na parte inferior da barriga e do lado esquerdo. De forma prática, essa doença é caracterizada pela inflamação das pequenas bolsas do intestino, que chama divertículos.
Podendo atingir pessoas de diferentes idades, essa doença é mais comum em pessoas acima dos 40 anos. Caso note os sintomas listados a seguir, busque um médico para um diagnóstico.
- febres altas, acima de 38º;
- enjoos;
- barriga inchada;
- ciclos de diarreias e prisão de ventre.
Hérnia
As hérnias são causadas pelo enfraquecimento de determinados músculos do abdômen, causando assim uma espécie de nódulo, que pode causar desconfortos ao realizar algumas atividades, como: tossir, dar risadas ou ir ao banheiro.
Sendo mais comuns nas virilhas, as hérnias podem causar bastante dor onde estão alojadas. Os principais sintomas das hérnias, são:
- presença de uma pequena saliência;
- enjoos e vômitos;
- vermelhidão e inchaço no local.
Indigestão
Sendo mais comum na parte superior da barriga, onde fica localizada a boca do estômago, a má digestão pode afetar a parte inferior da barriga, principalmente do lado esquerdo. É bastante comum acontecer após refeições com alimentos “pesados”, como é o caso das carnes vermelhas.
Na maioria dos casos, os sintomas mais comuns são:
- cansaço excessivo;
- arrotos frequentes;
- queimação na garganta;
- enjoos.
Pedra nos rins
As pedras nos rins são bastante comuns em homens acima dos 30 anos, mas isso não é uma regra e pode afetar mulheres de diferentes idades e crianças também.
Comumente, as dores decorrentes desse problema é notada na parte de trás das costas, porém, em na maioria dos casos é possível senti-las na barriga, principalmente em volta do umbigo e a principal causa dessa patologia, é a baixa ingestão de líquidos. Os sintomas são:
- dor ao urinar;
- febre acima dos 38º;
- dificuldade para se deitar;
- urina avermelhadas.
Como evitar esses problemas?
Para conseguir contornar e evitar as consequências relacionadas às doenças listadas, pode-se adotar hábitos mais saudáveis que colaboram em um contexto geral do corpo humano. Por exemplo, manter uma alimentação saudável, ingerir bastante água diariamente e praticar atividades físicas.
Semprebem.paguemenos.com.br