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Energisa tem quase 3 mil reclamações no Procon MT


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De janeiro a junho de 2018 o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), registrou 16.688 reclamações.

P U B L I C I D A D E

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram realizados 10.679 atendimentos. Já na plataforma online www.consumidor.gov.br foram 6.009 reclamações no primeiro semestre.

Atendimento presencial

Do total de 10.679 procedimentos administrativos registrados no Sindec no primeiro semestre deste ano, a área de “Serviços Essenciais” foi a mais reclamada, ocupando o primeiro lugar do ranking, com 5.989 reclamações.

O setor “Assuntos Financeiros”, com 1.600 registros, ocupa o segundo lugar e, em terceiro lugar, com 1.456 atendimentos, está o setor “Produtos”.

O setor “Serviços Privados”, ocupa o quarto lugar, com 1.104 registros. Em quinto lugar está a categoria “Saúde”, com 295 procedimentos registrados. O sexto lugar, com 128 registros, é ocupado pelo setor “Alimentos”.

Em último lugar, com 107 registros, está o setor “Habitação”. Confira abaixo os três assuntos mais reclamados por área no Procon Estadual de 01 de janeiro a 30 de junho de 2018:

Áreas

1º) Serviços Essenciais: 5.989

1) Energia Elétrica: 2.965

2) Água e Esgoto: 1.682

3) Telefonia Celular: 856

2º) Assuntos Financeiros: 1.600

1) Banco Comercial: 398

2) Cartão de Crédito: 364

3) Cartão de Loja: 230

3º) Produtos: 1.456

1) Combustível automotivo (gasolina/álcool/diesel/gás): 187

2) Telefone (convencional, celular, interfone, etc): 173

3) Botijão de gás: 173

4º) Serviços Privados: 1.104

1) Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior): 204

2) TV por Assinatura: 186

3) Estabelecimento Comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc): 147

5º) Saúde: 295

1) Farmácia/Drogaria: 119

2) Plano de Saúde Regulamentado: 67

3) Convênio de Assistência Médica/Odontológica: 30

6º) Alimentos: 128

1) Farináceos (fubá, polvilho, etc): 42

2) Bebidas alcoólicas: 10

3) Massas: 13

7º) Habitação: 107

1) Condomínio: 39

2) Incorporação (construtoras e incorporadoras): 27

3) Loteamento: 23

Confira, abaixo, as dez empresas mais reclamadas no Sindec

1) Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia – 2.984 registros

2) Águas Cuiabá S.A – 1.521 registros

3) Claro S.A – 560 registros

4) Telefônica Brasil S.A. – 368 registros

5) OI S.A – 282 registros

6) Via Varejo S.A – 188 registros

7) Caixa Econômica Federal – 169 registros

8) Tim Celular S.A – 161 registros

9) Banco do Brasil SA – 141 registros

10) Sky Brasil Serviços LTDA – 131 registros

Integram o banco de dados do Procon de Mato Grosso os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping e da Assembleia Legislativa-AL/MT.

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