Rondônia
Energisa orienta sobre a importância do acesso do leiturista ao padrão de energia
Compartilhe:
Todos os meses, colaboradores da Energisa visitam os imóveis para fazer a leitura no padrão de energia e emitir, automaticamente, a fatura para pagamento, sem que haja necessidade do contato com o cliente. Entretanto, nem sempre é possível fazer a medição real do consumo por conta da falta de acesso ao medidor ou até por questões de segurança.
“Em 2022, por exemplo, 19.992 medições deixaram de ser realizadas no estado por algum tipo de impedimento. Só no primeiro semestre de 2023 foram 11.004 medições não realizadas”, explica o coordenador de Leitura, Alan Gomes. “Quando isso ocorre, a Resolução 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece que seja realizado o faturamento por média. Essa média de consumo, entretanto, não é vantajosa para os clientes, especialmente nas situações em que o imóvel está fechado e sem consumo”, completa.
Para evitar contas de energia sem o consumo real, a Energisa recomenda que os clientes deixem o padrão de instalação do medidor para a parte externa, pois independente de ter alguém no imóvel, será possível fazer o registro da leitura. No caso de condomínios, os síndicos devem orientar os porteiros a permitir a entrada dos colaboradores da distribuidora, devidamente fardados e identificados com crachá.
Segurança
Quando o assunto é o padrão de energia, a segurança também é outro item fundamental. Isso porque, o aparelho deve ser instalado dentro das normas técnicas previstas no Art. 30 da Resolução 1000 da Aneel para garantir a segurança da população e do leiturista, que inclusive recebe as capacitações e equipamentos de proteção individual necessários para o desenvolvimento das suas atividades.
A Energisa também orienta os moradores para que deixem os cães de estimação dentro das propriedades, de modo a evitar ataques aos leituristas.
Canais de atendimento da Energisa Rondônia
– Site: energisa.com.br;
– Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular); – Gisa: gisa.energisa.com.br;
– Whatsapp: (69) 99358-9673; e
– Call Center: 0800 647 0120.
Assessoria