Economia
Empresas que atuam em MT agora podem cobrar dívidas em atraso com o protesto 100% gratuito
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2018/07/divida.jpg)
Empresas que atuam em Mato Grosso podem receber o pagamento de dívidas em atraso por meio do protesto com custo zero. Agora os 79 cartórios do estado estão preparados para receber os documentos e títulos de forma 100% gratuito para os credores. As taxas dos cartórios referentes ao protesto deverão ser pagas pelo devedor.
“É a chamada postergação dos emolumentos que passou a valer a partir da segunda quinzena de junho em todos os cartórios, conforme o cronograma da Corregedoria-Geral de Justiça. Acreditamos que esta é uma excelente oportunidade para empresas recuperarem seus créditos, já que o índice de recebimento no protesto extrajudicial é de aproximadamente 60%”, pontuou a presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT).
Mato Grosso é o segundo estado, depois de São Paulo, a atuar com a postergação total, ou seja, todo documento de dívida poderá ser apresentado sem que o credor tenha de pagar as taxas dos cartórios. Há outros estados que possuem essa modalidade com restrições e outros pleiteiam junto às respectivas corregedorias.
Para fazer todo o procedimento de forma eletrônica, o Instituto de Protesto também realiza convênio com empresas, facilitando a tramitação para todos os cartórios do estado, em especial quando as credoras estão sediadas ou têm sua matriz em outros estados brasileiros.