Cuiabá-MT
Empresários do setor de alimentação e bebidas se reúnem no 41º Encontro Nacional da Abrasel, em Cuiabá
Compartilhe:
O evento conta com o apoio do Sebrae/MT e acontece no Centro de Eventos do Pantanal, entre os dias 13 e 14 de novembro
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), realiza o 41º Encontro Nacional da Abrasel, e reúne representantes do setor de alimentos e bebidas de todos os estados brasileiros. O evento acontece no Centro de Eventos do Pantanal, entre os dias 13 e 14 de novembro, e conta com palestras, estandes de produtores locais e workshops para os participantes.
O Sebrae/MT é o responsável pela organização das rodadas de palestras, que incluem: o CEO do Grupo Vegas, Facundo Guerra; a analista técnica de pesquisa do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino; a diretora de operações do Buffet Leila Malouf, Beatriz D’Ambros; a executiva do Supermercado Big Lar, Maria Teixeira; a proprietária do Galeto Cuiabano, Lorenna Bezerra; o consultor de Mercado Digital do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves; o proprietário da The Kitchen Cozinhas Eficientes, Jonas Romero; e a fundadora da Foodness, Renata Cruz.
Mato Grosso tem, atualmente, 59.150 cadastros de pessoas jurídicas ativas que possuem bares, restaurantes ou estabelecimentos voltados para alimentação e bebidas. Cerca de 57% destas são microempreendedores individuais (MEIs), sendo responsável por 22% do total de geração de empregos no estado, segundo levantamento realizado pelo Sebrae/MT.
Para a gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim, o evento é uma oportunidade para que os empresários do setor no estado consigam obter conhecimento necessário sem se deslocarem para locais mais distantes. Denise também afirma que o ramo de alimentos e bebidas é prioridade no Sebrae/MT. “Nós trabalhamos com este setor há anos, porque sabemos que ele é um dos mais importantes não só para a economia mato-grossense, mas para o Brasil. Nós ofertamos uma série de consultorias e capacitações, e levamos nossos empresários para aprenderem boas práticas do que vem sendo feito aqui e fora do país, para que seja trazido para cá”, destaca a gerente.
A presidente da Abrasel/MT, Lorenna Bezerra, agradece o apoio do Sebrae/MT ao evento e afirma que o encontro será responsável por trazer novas ideias aos empresários do setor. “A gente traz esse encontro, que tem como tema ‘Eficiência e produtividade’, a responsabilidade de como aprimorar os nossos negócios. Como podemos vender mais e otimizar mais nossos recursos? A prática destas ações que serão aprendidas por aqui vai fazer a diferença. Contem com a Abrasel”, afirma.
Segundo a diretora de operações do Buffet Leila Malouf, Beatriz D’Ambros, o trabalho realizado por quem atua com a alimentação e bebidas é desafiador e feito por muitas mãos incansáveis. “É preciso ter um olhar para estas pessoas, pois é uma jornada bem cansativa. Precisamos entender o que podemos fazer por elas, pois, sem isso, não tem como termos resultados. É uma área bastante feminina, podemos ter como exemplo o Buffet, em que a maioria são mulheres, bem como na nossa diretoria, que é formada, em grande parte, por mulheres que fazem acontecer”, pontua a diretora.
Novidades para o setor
Na primeira semana de dezembro, o Sebrae/MT irá lançar a primeira “Rota da Cerveja Artesanal”, em Cuiabá. Para a gerente de Competitividade, Denise Pimpim, esta parceria vai impactar no crescimento de vendas dos estabelecimentos. “Queremos reforçar este setor e impulsionar o turismo local, pois as duas áreas estão interligadas, fazendo com que os aos empresários, consumidores e turistas tenham boas experiências em nossa região”, destaca.
O Sebrae/MT tem contribuído para o desenvolvimento do setor de alimentação e bebidas no estado. Neste ano, foram atendidas 500 empresas em mais de 5,2 mil horas de consultorias.
AI