Conectado por

Mato Grosso

Em uma semana, número de pacientes internados na UTI com coronavírus sobe 160%


Compartilhe:

Publicado por

em

O número de pacientes que testaram positivo para coronavírus internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Estado subiu 160% em apenas uma semana. O fato já ligou o alerta da Secretaria de Saúde (SES), que já antecipa que a situação deve se agravar ainda mais com a flexibilização das medidas na maioria dos municípios de Mato Grosso. “Estamos vendo a ponta do iceberg”, disse o gestor da Pasta, Gilberto Figueiredo.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), no dia 30 de abril, eram 16 os pacientes com coronavírus internados, sendo que dez destes estavam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Deste montante, cinco estavam em unidades particulares e a mesma quantidade em públicas.

Nos dados da última quinta-feira (07), o número de pessoas com a Covid-19 internadas saltou para 37, sendo que destes, 26 estão em UTIs, o que representa um aumento de 160%. Em unidades privadas, encontram-se 13 pacientes e em públicas a mesma quantidade.

Desde a última semana, o número de pessoas com coronavírus internadas na enfermaria saltou de seis para 11. A taxa de ocupação dos leitos de UTIs disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SES) subiu de 4,8% para 12,5%.

“Estamos fazendo um trabalho olhando pelo que vem pela frente. Preocupa esse crescimento. O cenário mostra que vai haver um aumento. Que ele seja brando, para que possamos suprir a necessidade. A cada dia fazemos esta análise. Pensando em uma série de alternativas para aumentar leitos da Covid-19. Começa a preocupar o aumento, este índice crescente de pessoas que estão sendo hospitalizadas. Principalmente os casos da UTI”, comentou o secretário em live nesta sexta-feira (08).

Ainda conforme Gilberto Figueiredo, o fato deve se agravar ainda mais nos próximos dias. “O critério de subnotificação está desde o início da pandemia em dados do Ministério da Saúde. Existe um iceberg de casos de qualquer infecção. A ponta é aquela que a gente enxerga, essa é a notificação oficial, mas existe um universo muito grande abaixo disto. São as pessoas que eram assintomáticas, que não tiveram nada grave e se curaram sem ter sido notificado”.

“Começamos a registrar aumento em casos de notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Temos a perspectiva de que este número vai aumentar com a chegada do frio e a flexibilização do isolamento”, completou o secretário.

Números em MT

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou, até a tarde de quinta-feira (07), 420 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso. Eles estão nos seguintes municípios: uiabá (162), Rondonópolis (53), Várzea Grande (24), Sinop (21), Tangará da Serra (13), Barra do Garças (13), Cáceres (12), Primavera do Leste (11), Nova Mutum (10), Lucas do Rio Verde (10), Jaciara (10), Mirassol D’Oeste (8), Sorriso (7), São José dos Quatro Marcos (6), Querência (5), Confresa (5), Chapada dos Guimarães (4), Peixoto de Azevedo (3), Jangada (3), Ipiranga do Norte (3), Curvelândia (3), Rio Branco (2), Poconé (2), Canarana (2), Aripuanã (2), Alta Floresta (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), São Pedro da Cipa (1), Rosário Oeste (1), Poxoréu (1), Pontes e Lacerda (1), Pontal do Araguaia (1), Nova Monte Verde (1), Nova Lacerda (1), Lambari D’Oeste (1), Conquista D’oeste (1), Campo Novo do Parecis (1) e residentes de outros Estados (12).

A Secretaria contabiliza 14 mortes por coronavírus em Mato Grosso. Porém, como divulgado nesta sexta-feira (08) pelo Olhar Direto, a prefeitura de Vale do São Domingos (433 quilômetros de Cuiabá) confirmou a morte de um idoso, de 89 anos, na cidade em decorrência do novo coronavírus.  Sendo assim, o número de vítimas subirá, no boletim desta sexta-feira, para 15.

Além disto, a Secretaria de Saúde de Confresa (1.011 quilômetros de Cuiabá) confirmou o óbito de uma mulher, que estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com suspeita de coronavírus. O exame é aguardado.

OLHAR DIRETO

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com