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Em seis meses, teleatendimento médico atendeu mais de 84 mil pessoas em Rio Branco


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Teleatendimento da atenção primária foi implantado na capital no dia 18 de maio para acompanhamento de pacientes e evitar circulação de pessoas e propagação da Covid-19. Do total de atendimentos, mais de 14,1 mil foram de consultas médicas.

Desde que foi implantada há pouco mais de seis meses, a plataforma para atendimento médico de atenção primária por meio da teleconsulta já atendeu mais de 84 mil pessoas em Rio Branco.

A medida foi implantada no último dia 18 de maio como uma forma de reduzir a circulação de pessoas e evitar a propagação do novo coronavírus na capital. Assim, quem apresentar sintomas ou tiver dúvidas sobre a Covid-19, não precisa sair de casa para buscar consultas e marcar exames.

Rio Branco acumula o maior número de casos de Covid-19 do estado. Segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) dessa quarta-feira (25), a capital registrou 15.089 casos confirmados da doença. A quantidade de mortes causadas pelo coronavírus na cidade também é a maior do estado, com 450 de 721 óbitos em todo o estado.

Do total de atendimentos, 14.143 foram consultas médicas, 1.075 consultas nutricionais, 4.270 consultas psicológicas e outras 1.086 consultas de enfermagem. Ainda segundo os dados, foram feitos mais de 4,7 mil atendimentos pelo chat com os agentes e profissionais.

“A teleconsulta veio na intenção de dar acesso para o usuário sem ele ter que ir à unidade de saúde. Com essa quantidade de atendimento, a gente conseguiu reduzir a exposição do usuário nas unidades, para aqueles atendimentos que não têm muita urgência e que não precisam fazer exame físico. Os pacientes portadores de doenças crônicas foram os mais beneficiados, porque conseguimos melhorar o acompanhamento desses pacientes”, disse a coordenadora de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Sulamita Guedes.

Como funciona

O teleatendimento pode ser feito de duas formas, via telefone, tanto por voz como por vídeo, de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e aos finais de semana e feriados, das 8h às 17h, ou por chat nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesses mesmos horários.

Inicialmente, a pessoa passa por uma triagem através dos teleatendentes, que vão tirar dúvidas e encaminhar para os atendimentos específicos. Médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas fazem as teleconsultas.

O paciente que o médico identifica que tem que ser examinado é direcionado para o atendente agendar uma consulta presencial. No caso dos pedidos de exame é o mesmo procedimento, os exames são agendados pelo teleatendente e o paciente vai na unidade de saúde somente no dia marcado.

G1

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