Acre
Em dois dias, mais de 370 incêndios ambientais são registrados em Rio Branco
Compartilhe:
Em apenas dois dias, a capital acreana, Rio Branco, registrou cerca de 374 incêndios ambientais, entre as zonas urbana e rural. O dado é do Corpo de Bombeiros do Acre e corresponde a ocorrências recebidas apenas no sábado (3) e domingo (4).
Diariamente, são atendidas cerca de 12 ocorrências de incêndios ambientais na capital acreana. Esse número, geralmente, sobe para 45 ocorrências durante um fim de semana, de acordo com o major Cláudio Falcão, assessor de comunicação dos bombeiros.
A principal causa para o elevado número, segundo o major, foram os fortes ventos que atingiram o estado durante o fim de semana. Os ventos atingiram 50 quilômetros por hora.
“Sabemos que no final de semana se intensifica as queimadas em quintais, terrenos e outros. Só que tivemos ventanias muito fortes, que duraram até o domingo. Com o vento, se perde o controle de qualquer incêndio que se faça. E foi isso que aconteceu na zona rural e urbana”, confirmou.
Geralmente, Corpo de Bombeiro atende cerca de 12 ocorrências de incêndio ambiental por dia — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Acre
Falcão explicou que para atender o número de ocorrência registrado seria necessário todos os batalhões do Corpo de Bombeiros do estado. O major ressaltou ainda que os ventos não causaram danos em prédios, mas foi possível encontrar árvores caídas, calhas e telhados arrancados na cidade.
Vento derrubou brinquedo
Um forte vento tombou um brinquedo inflável e deixou três crianças feridas na noite desta sexta-feira (3), durante a Expoacre 2019 – a maior feira de agronegócios do estado. Duas das crianças tiveram fraturas e outra ficou com sangramento no nariz.
Falcão informou que ao menos 10 crianças estavam no brinquedo no momento do acidente. Segundo ele, uma rajada de vento fez o escorregador inflável tombar e causou um tumulto no local. As crianças feridas têm 6, 7 e 11 anos.