Amazonas
Eleições 2020: TSE autoriza uso das Forças Armadas em 31 cidades do AM para garantir segurança da votação
Compartilhe:
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou, por unanimidade, pedidos de apoio das Forças Armadas para a garantia da segurança no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020 em 31 cidades do Amazonas. A decisão ocorreu durante sessão de terça-feira (27).
Em razão da pandemia do novo coronavírus, o primeiro turno da eleição está marcado para o dia 15 de novembro e o segundo turno, onde houver, será no dia 29.
De acordo com o TSE, a Corte Eleitoral deferiu requerimentos já aprovados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos governos estaduais para atuação da Força Federal.
Ainda conforme o TSE, o uso da Força Federal em uma eleição busca assegurar o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados nos municípios em que a segurança pública necessita de reforço.
Para o primeiro turno das Eleições Gerais de 2018, mais de 28 mil militares das Forças Armadas foram convocados para atuar em 598 localidades nos dois turnos de votação. Em 2016, foram 25 mil militares, e em 2014, 30 mil.
Veja a lista de cidades que terão atuação da Força Federal
- Nhamundá
- Fonte Boa
- Eirunepé
- Boca do Acre
- Manicoré
- Humaitá
- Barcelos
- Benjamin Constant
- Amaturá
- São Paulo de Olivença
- Novo Aripuanã
- Santa Isabel do Rio Negro
- Novo Airão
- Itacoatiara
- Guajará
- Ipixuna
- Santo Antônio do Iça
- Japurá
- Maraã
- Parintins
- Juruá
- Presidente Figueiredo
- Iranduba
- Maués
- Rio Preto da Eva
- Itamarati
- Anamã
- Caapiranga
- Manacapuru
- Codajás
- Tefé
G1