Artigos & Colunas
Eleição suplementar em Candeias deverá ocorrer em julho, Amado no SDD e nome do partido para disputar prefeitura da capital – Por Waldir Costa
Compartilhe:
Candeias – Já foram superados todos os recursos possíveis e cabíveis para realização da eleição suplementar a prefeito e vice-prefeito de Candeias do Jamari. O prefeito eleito em 2016, Chico Pernambuco (PSB) foi assassinado em março de 2017. O vice Luiz Ikenohushi (DEM) assumiu no mesmo mês e foi cassado pela câmara de vereadores em fevereiro deste ano. Está no cargo o prefeito interino, o presidente da câmara, Lucivaldo Fabrício (DC) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá marcar eleição suplementar provavelmente, para o próximo mês de julho.
Prefeito – Mais um nome com potencial eleitoral está sendo cotado para disputar a Prefeitura de Ji-Paraná, nas eleições municipais (prefeito e vereador) do próximo ano começa a ser ventilado no nome do secretário municipal, Carlos Magno. Político experiente com passagens pela Prefeitura de Ouro Preto, Ale e Câmara Federal, Magno é o “braço direito” do atual prefeito Marcito Pinto (PDT), que assumiu em abril de 2018, após a renúncia do prefeito Jesualdo Pires (PSB), que disputou uma das vagas ao Senado.
Prefeito II – Três nomes há tempo são ventilados para disputar a sucessão de Marcito. Além do presidente da Assembleia Legislativa (Ale), deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), do ex-deputado estadual Airton Gurgacz (PDT) e do ex-vereador Isaú Fonseca, que deverá assinar ficha de filiação do PTC, agora surge Carlos Magno, que já está com domicílio eleitoral em Ji-Paraná, portanto, antes do prazo de um ano como determina a Lei Eleitoral. Magno certamente será mais um nome em condições de disputar, com muitas chances de assumir o Palácio Urupá a partir de 2022 pelo PP. Quem viver verá…
Exemplo – Hoje (6) o médico Amado Rahal está completando 32 anos de serviço no Poder Judiciário. Seria uma data normal, caso o profissional não fosse o Dr. Amado, pessoa muito querida pela sua satisfação em fazer o que sabe, que é exercer dignamente sua profissão. Parabéns ao judiciário por manter durante tanto tempo um médico de dimensão ética e profissional como o Dr. Amado, que deixou marcas positivas nas suas passagens pelo Pronto Socorro João Paulo II e Hospital de Base, quando atendeu dignamente no serviço público estadual.
Prefeito – Amado já disputou vários cargos públicos e não conseguiu se eleger. Como tem o coração maior que o corpo, nem sempre consegue levar avante seus projetos políticos. Ele presidia o PP em Porto Velho e agora assinou ficha de filiação ao Solidariedade que é presidido no Estado pelo ex-deputado estadual Tiziu Jidalias. O Dr. Amado é um nome que deverá ser trabalhado para disputar a sucessão do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) nas eleições do próximo ano, caso não ocorra a prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores, segundo PEC do federal Rogério Peninha (MDB-SC), que tramita no Congresso Nacional.
Respigo
Várias empresas aderiram a sugestão do prefeito da capital Hildon Chaves para construir abrigos nas paradas de ônibus que fazem o transporte coletivo na cidade. E inúmeros empresários já instalaram abrigos da melhor qualidade em pontos estratégicos +++ Agora falta a prefeitura fazer a sua parte e contratar empresas, que ofereçam ônibus de qualidade e à altura das necessidades da população usuária. As sucatas que circulam desde parte da administração do ex-prefeito Mauro Nazif (PSB) continuam quebrando mais que rodando, além da frota em torno de 60 veículos, quando deveria ter pelo menos 200 +++ O leitor Altamiro Souza fez uma observação na nota publicada na coluna última sexta-feira (3) sobre o mandato do deputado estadual Alex Redano (PRB-Ariquemes), eleito presidente da Assembleia Legislativa para o segundo mandato da atual legislatura. De fato o correto é 2021/22 e não 2022/24 e o partido é PRB e não PSB como foi publicado +++ No primeiro biênio (2019/20) Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) preside a Casa do Povo e Redano no segundo biênio. Obrigado ao leitor +++ Porto Velho tem mais de 7 ml quilômetros de estradas vicinais que estão destruídas, após o período de inverno (chuvas), que está chegando ao fim. O prefeito Hildon Chaves determinou a imediata recuperação, mas devido a enorme malha viária e sucateamento de parte significativa do Parque de Máquinas sua ordem só poderá ser cumprida caso terceirize o trabalho alugando máquinas e equipamentos.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica