Mato Grosso
Duas vacinas contra a Covid-19 serão testadas em Mato Grosso
Compartilhe:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou os testes de duas vacinas contra a Covid-19 para pacientes voluntários em Mato Grosso.
A mudança foi divulgada nessa quarta-feira (23). Ainda não se sabe quantas pessoas serão imunizadas no Estado. Em regra os voluntários são profissionais de saúde e integrantes do grupo de risco.
As vacinas que serão aplicadas no Estado são a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da Janssen-Cilag, do grupo Johnson e Johnson.
A Coronavac se mostrou segura em ensaios clínicos da fase 3 realizados em 50 mil voluntários na China. O resultado foi informado nesta quarta-feira (23) pelo governo de São Paulo.
Quase 95% das 50.027 pessoas testadas no país asiático não apresentaram qualquer reação adversa ao imunizante.
Os demais 5,36% apresentaram efeitos adversos de baixa gravidade: os mais comuns foram dor leve no local da aplicação (3,08%), fadiga (1,53%) e febre moderada (0,21%). Os restantes relataram perda de apetite, dor de cabeça e febre.
A vacina vem sendo testada desde julho no Brasil e está sendo aplicada em duas doses. Em São Paulo, nenhum voluntário apresentou reações graves.
A Janssen-Cilag entrou na fase final de testes nesta semana. O estudo do imunizante da Johnson e Johnson foi autorizado em 18 de agosto e apenas uma dose da vacina é necessária.
A Anvisa também ampliou o número de pessoas que poderão participar dos testes no Brasil. De 9 mil voluntários passou para mais de 13 mil.
Midia News