ALE/RO
Dr. Neidson preside Sessão Solene em homenagem a autoridades do Estado
Compartilhe:
De autoria do deputado Dr. Neidson (PMN) a Sessão Solene realizada na manhã desta quinta-feira (21), homenageou com a outorga do Título Honorífico de Cidadão de Rondônia, o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado (MP-RO), Edmilson José de Matos Fonseca. A cerimônia também agraciou com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo oficiais da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Rondônia.
Segundo Dr. Neidson, os relevantes serviços prestados ao Estado e, que de alguma forma, contribuíram com o desenvolvimento de Rondônia foram as razões as quais motivaram a iniciativa do parlamentar, em propor a Sessão Solene de homenagens.
O deputado abriu a solenidade saudando as autoridades participantes, familiares, convidados e destacando o trabalho de cada um dos homenageados. Dr. Neidson enalteceu a dedicação e o empenho dos militares agraciados com as medalhas e demais homenageados.
O procurador de Justiça do MP-RO, Edmilson José de Matos Fonseca, homenageado em razão do seu trabalho de combate ao preconceito contra a epilepsia, agradeceu o reconhecimento do deputado Dr. Neidson e detalhou sobre o Projeto Epilepsia em Debate na Sociedade – 2010-2019, um trabalho desenvolvido pelo Ministério Público.
Fonseca comentou sobre o Plano Geral de Atuação do MP-RO em relação ao projeto, onde apresentou um vídeo das ações desenvolvidas pelo órgão em defesa da causa da epilepsia, assim como, de todos os envolvidos e das homenagens e prêmios recebidos anteriormente.
“A pessoa com epilepsia merece respeito e dignidade da sociedade, e nosso trabalho é por essa conquista. Obrigado Dr. Neidson, por consolidar Rondônia no meu coração com essa honrosa homenagem”, resumiu o procurador Edmilson Fonseca.
Dr. Neidson parabenizou o homenageado pelo trabalho apresentado e pela sua dedicação, junto à sua equipe e ao Ministério Público em defesa da causa. “É muito importante disseminar o tema e acabar com o preconceito, pois muitos ainda não sabem bem o que é a epilepsia, e que principalmente, ela não é contagiosa”, enfatizou Dr. Neidson.
O presidente da Associação do Ministério Público, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, homenageou o procurador Edmilson e falou sobre o projeto de dimensão nacional a qual ele se dedica. Santiago disse que o procurador cumpre bem o papel de liderança no engajamento a tão importante causa dentro da sociedade.
“Trata-se de uma homenagem justa, dedicada a um homem solidário, amigo, justo e que tem compaixão. Parabéns Dr. Neidson pela compostura, sabemos que doutor Edmilson faz jus ao título de cidadania em reconhecimento a um trabalho de conscientização e reflexão profunda, de cidadania e solidariedade”, declarou Santiago.
O procurador-geral do MP-RO, Airton Pedro Marim Filho parabenizou Edmilson Fonseca por trabalhar com uma lesão social que é a discriminação. Segundo Marim Filho, a dedicação do procurador incentivou o engajamento do Ministério Público e demais envolvidos na prestação de um serviço de extrema relevância em defesa a dignidade e cidadania de pessoas portadoras de epilepsia.
“Tanta dedicação nos motiva a dar todo o amparo ao doutor Edmilson para que esse belo projeto sofresse as consequências dentro da sociedade. Sinto-me orgulhoso de estar aqui hoje, testemunhando esse merecido reconhecimento. Parabéns Dr. Neidson pela sensibilidade em honrar doutor Edmilson com tamanha honraria. Nosso povo agradece”, destacou Marin Filho.
Após os pronunciamentos, o currículo do homenageado foi lido e em seguida, Dr. Neidson e o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB) fizeram a entrega do Título Honorífico de Cidadão de Rondônia ao procurador Edmilson José de Matos Fonseca.
Posteriormente, Dr. Neidson e o presidente Maurão entregaram as Medalhas de Mérito Legislativo aos oficiais policiais e bombeiros militares e civis também homenageados na solenidade.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel Felipe Santiago Chianca Pimentel, agradeceu o deputado Dr. Neidson pela homenagem e disse considerar o reconhecimento na Assembleia Legislativa um momento ímpar. O comandante-geral estendeu a homenagem a toda sua corporação.
“A frente de uma corporação existe um comandante e por trás de um comandante existe uma tropa formada por verdadeiros guerreiros que concretizam as ações. Se hoje estou aqui é graças a militares verdadeiramente engajados”, disse o comandante-geral.
O coronel fez um breve relato do seu trabalho á frente do Corpo de Bombeiros e colocou a corporação a inteira disposição do Projeto Epilepsia em Debate na Sociedade.
Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Guajará-Mirim, o tenente-coronel Odinelson Gomes Braga enalteceu a iniciativa do deputado Dr. Neidson pelas homenagens dedicadas e relatou as ações executadas dentro do batalhão desde que assumiu o comando.
“Sozinho não somos nada, agradeço a todos que integram minha tropa, formada por homens e mulheres que dão o sangue no combate ao crime e pela preservação da segurança da sociedade. Obrigada a todos”, concluiu o tenente-coronel.
Palmira Gomes de Souza, policial civil aposentada, também homenageada pelo deputado Dr. Neidson pelos trabalhos exercidos durante os mais de 30 anos na Polícia Civil em Guajará-Mirim, agradeceu o parlamentar pela homenagem e os policiais civis que estiveram ao seu lado enquanto na ativa.
Dr. Neidson encerrou a solenidade parabenizando os homenageados pelo trabalhado em prol do Estado e da sociedade rondoniense e agradecendo a presença de todos os convidados.
Fotos: Gilmar de Jesus