Acre
Dos quase 3 mil partos feitos na maternidade de Cruzeiro do Sul, 25% foram em adolescentes
Compartilhe:
Dados da Maternidade de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, indicam que 25% das mulheres que ganham bebê na unidade de saúde são jovens com menos de 18 anos. Só em 2017, foram realizados 2.828 partos.
De acordo com a direção da unidade de saúde, desse número quase 25% das mães são menores de idade, ou seja em 707 dos casos.
De acordo com a diretora da maternidade, o número menores atendidas vem aumentando a cada ano. No entanto, ela destaca que esse índice retrata a realidade não apenas de Cruzeiro do Sul.
“Geralmente esse número diminui aqui em Cruzeiro do Sul e cresce nos outros municípios. A maternidade de Cruzeiro do Sul atende, além de Cruzeiro do Sul, recebe as pacientes dos municípios de Rodrigues Alves, Porto Walter, MarechalThaumaturgo, Mâncio Lima, Tarauacá e Feijó, no Acre, e Guajará e Ipixuna, no Amazonas”, destaca a diretora, Rosa Lima.
Para atender as pacientes de toda região, a Maternidade de Cruzeiro do Sul conta com apenas seis médicos ginecologistas. Quantidade que é insuficiente para o tamanho da demanda. De acordo com a direção, para suprir a carência de profissionais, a Secretaria de Saúde do Estado (SEE) envia médicos de Rio Branco todos os meses para tirar plantão em Cruzeiro do Sul.
“E importante se dizer que a estrutura hoje instalada da maternidade nos permite dar uma grande assistência de alta qualidade destacando a nossa UTI e o nosso centro cirúrgico que nos favorecem a ter um grande índice de resolutividade evitando que essas mulheres tenham que ser transladadas para Rio Branco’, garante o diretor clínico, Fernando Rossi.