Saúde
Dormir à tarde tem benefícios
Compartilhe:
Os benefícios do sono já são bem conhecidos, mas saiba que a soneca da tarde também faz bem à saúde. A regularidade da famosa sesta pode melhorar o humor, reduzir a fadiga e aumentar do estado de alerta. Mas quanto tempo essa pausa no dia deve durar? Um estudo observacional em 3.275 adultos saudáveis, da edição de maio de 2023 da Revista Obesity, traz a sugestão – a duração ideal é inferior a 30 minutos.
O que diz a pesquisa
De acordo com o estudo, pessoas que não cochilavam ou aquelas que tiravam cochilos de 30 minutos ou mais ao meio-dia tinham um índice de massa corporal e níveis de colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial mais altos.
Por outro lado, aqueles que tiveram cochilos mais curtos (menos de 30 minutos) não compartilharam esses riscos e foram ainda menos propensos a ter pressão arterial elevada do que aqueles que nunca cochilaram.
Outra informação interessante é que muitas pessoas que cochilaram por mais de 30 minutos relataram sentir fome e desejar alimentos doces depois.
A especialista em sono Sandra Doria Sandra Doria, pesquisadora e médica otorrinolaringologista e especialista em sono do Instituto do Sono de SP destaca práticas importantes no dia a dia, que ajudam a preparar o corpo para dormir. Confira:
- Crie uma rotina
É essencial dormir e acordar em horários regulares, já que o relógio interno apresenta um ritmo, aproximadamente, de 24 horas. “Se tivermos uma regularidade nos nossos hábitos de sono, alimentação e atividade física, estaremos mais sincronizados com nossos relógios biológicos”, orienta a médica. - Cuide da alimentação
Evite alimentos estimulantes, como os cafeinados e energéticos à noite, para não acelerar o corpo nesse momento. A alimentação deve ser leve e em pequena quantidade na hora que antecede o sono. Recomenda-se que a última refeição seja feita pelo menos duas a três horas antes do início do sono. - Desligue eletrônicos
Afaste os equipamentos eletrônicos pelo menos uma hora antes do horário de dormir. Eles emitem feixe de luz azul, que é inibidor da produção da melatonina.
A luz do tipo LED também tem azul na sua composição, por isso luzes amareladas são mais apropriadas no período noturno em geral. - Evite atividade física às vésperas de dormir
Fazer atividade física frequentemente traz benefícios para a saúde e ajuda a dormir melhor, mas não se aconselha praticá-la no período noturno, porque acelera o organismo, contrapondo-se ao momento de relaxamento para dormir. Os melhores horários são de manhã ou à tarde. - Não fique na cama sem necessidade
“Cama deve ser utilizada somente para dormir e para atividade sexual”, afirma a médica, de forma categórica. Por isso, nada de ficar na cama para ler, ver TV, trabalhar no computador, se alimentar, pensar sobre o que ocorreu durante o dia ou sobre problemas a serem resolvidos no dia seguinte.
A melhor posição para dormir
Pesquisadores afirmam que o sono é mais eficiente na posição de lado, em comparação com a deitada de costas ou a de bruços.
A posição fetal, ou seja, de lado com as pernas encolhidas é a mais fisiológica para se dormir. “A coluna vertebral, apoiada de lado no colchão, tem maior suporte de apoio e se posiciona deforma mais harmônica. A coluna fica mais reta e as pernas encolhidas, com travesseiro entre os joelhos, o que deixa os músculos, articulações e nervos mais relaxados conferindo melhor posição para dormir”, afirma o ortopedista Adriano Passaglia Esperidião, ortopedista e traumatologista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).