Saúde
Dormir à tarde tem benefícios
Compartilhe:
Os benefícios do sono já são bem conhecidos, mas saiba que a soneca da tarde também faz bem à saúde. A regularidade da famosa sesta pode melhorar o humor, reduzir a fadiga e aumentar do estado de alerta. Mas quanto tempo essa pausa no dia deve durar? Um estudo observacional em 3.275 adultos saudáveis, da edição de maio de 2023 da Revista Obesity, traz a sugestão – a duração ideal é inferior a 30 minutos.
De acordo com o estudo, pessoas que não cochilavam ou aquelas que tiravam cochilos de 30 minutos ou mais ao meio-dia tinham um índice de massa corporal e níveis de colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial mais altos.
Por outro lado, aqueles que tiveram cochilos mais curtos (menos de 30 minutos) não compartilharam esses riscos e foram ainda menos propensos a ter pressão arterial elevada do que aqueles que nunca cochilaram.
“De acordo com os pesquisadores, alguns desses riscos podem ser o resultado de longos cochilos que interrompem os ritmos circadianos diários, o que pode levar à resistência à insulina, obesidade e síndrome metabólica – um conjunto de condições que aumentam o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes”, explica Fernanda Taveira Especialista PROTESTE. O ciclo ou ritmo circadiano é o período de 24 horas que dita os ritmos biológicos por meio de variações entre luz e temperatura. As funções dos organismos variam ao longo do dia, seguindo a sequência temporal interna.
Outra informação interessante é que muitas pessoas que cochilaram por mais de 30 minutos relataram sentir fome e desejar alimentos doces depois.