Saúde
Dor na nuca; sintoma pode ser causado por estresse, tensão muscular ou outros problemas mais graves, como meningite
Compartilhe:
O que é a dor na nuca?
A dor na nuca é um sintoma que pode ser causado por vários motivos. Apesar de não ser uma doença por si só, esse tipo de dor precisa de atenção, pois pode ser sinal de estresse, má postura ou problemas mais graves, como meningite e artrose.
Embora qualquer pessoa possa desenvolver dor na nuca, o sintoma é mais comum em adultos, porque são mais suscetíveis a estresse e ansiedade, e tensão muscular, causada pela má postura ao longo do dia.
A dor na nuca é relativamente comum. Muitas pessoas podem voltar para casa após um dia de trabalho ou estudos sentindo dores na região da nuca e do pescoço, mas se a dor persistir por um tempo e se intensificar, o indicado é procurar atendimento médico.
Quais são as principais causas da dor na nuca e como é feito o tratamento?
1. Tensão muscular causada por má postura
A tensão muscular é a principal causa de dor na nunca e, geralmente, a responsável nesse caso é a má postura.
Com o avanço do uso de smartphones, tablets, notebooks e computadores, a dor na região da nuca também aumentou, porque muitas pessoas passaram a se sentar de maneira errada em frente às telas.
Cadeiras inadequadas e altura da tela irregular são alguns dos motivos da tensão muscular na nuca. Além disso, muitas pessoas utilizam notebooks e celulares na cama, aumentando ainda mais as chances de ter dor na região cervical.
Para evitar esses incômodos, é importante ter uma cadeira confortável, usar computadores e notebooks apenas na mesa e ajustar a altura do dispositivo a pelo menos 50 cm de distância dos olhos. Também é necessário sentar-se com as costas completamente apoiada na cadeira e os pés tocando o chão.
2. Tensão muscular causada por estresse e ansiedade
Estresse e ansiedade também são motivos muito comuns para a tensão muscular na região cervical.
De acordo com a Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil), 70% da população brasileira já apresentou ou ainda possui sintomas de estresse, sendo que um dos mais citados é a dor na nuca.
Controlar o estresse e a ansiedade pode ser complicado e depende da rotina de cada pessoa. No entanto, se alimentar bem, fazer exercícios físicos ou de relaxamento e ter uma boa noite de sono são capazes de auxiliar no alívio dos sintomas.
Consultar-se com um psiquiatra ou com um psicólogo também pode ser importante, dependendo do nível de estresse e ansiedade apresentados pelo indivíduo.
3. Noites mal dormidas
Quem nunca acordou com dor na região da nuca após uma noite mal dormida? O famoso “dormir de mal jeito” também pode causar bastante incômodo no dia seguinte.
Para dormir bem, é importante ajustar o travesseiro, mantendo um ângulo de 90º em relação aos ombros. Abraçar um segundo travesseiro e colocar um terceiro entre as pernas também é indicado para ter uma boa postura na hora do sono.
Procure evitar dormir de barriga para cima, de bruços e com os braços debaixo do travesseiro, pois essas posições podem causar dores.
4. Meningite
A meningite é uma doença muito grave e é um dos problemas mais sérios que podem levar à dor na nuca. Todas as pessoas podem contrair a doença e, na maioria dos casos, o incômodo na nuca e em toda região da cabeça é extremamente forte, sendo acompanhada também por náuseas, vômito, febre e fadiga.
É comum que a dor na nuca piore quando o paciente tenta abaixar a cabeça, encostando-a no queixo. Inclusive, nesses casos, o mais indicado é procurar atendimento médico o mais rápido possível para iniciar o tratamento o quanto antes, já que a meningite pode matar.
5. Artrose
A artrose é uma doença que causa a degeneração das articulações e pode ser o motivo de dores na nuca, já que a região cervical conta com várias articulações.
Um ortopedista pode prescrever analgésicos e anti-inflamatórios, melhorando os sintomas. Exercícios como Pilates, yoga e hidroginástica são capazes de impedir a dor de voltar, já que aliviam a tensão e fortalecem os músculos da região.
6. Sinusite
A sinusite é caracterizada pela infecção dos seios nasais, que causa dor e pressão na região do rosto, da cabeça e na nuca.
Para aliviar os sintomas, o indicado é marcar consulta com um clínico geral ou com um otorrinolaringologista. O médico irá prescrever antibióticos, combatendo a infecção e agindo nas dores.
7. Torcicolo
Outra causa muito comum para dor na nuca é o torcicolo, um problema muscular que surge na região da nuca geralmente é sentida ao virar o pescoço.
Esse tipo de problema pode surgir após a realização de treinos musculares muito intensos para as costas ou ombros, má postura durante o dia ou na hora de dormir.
Compressas quentes no pescoço e nas costas e massagens podem ajudar a relaxar os músculos, aliviando a dor. Se o incômodo persistir, é necessário procurar ajuda médica.
8. Dor na nuca crônica
Alguns fatores podem levar à dor crônica na nuca. Doenças como a gota, hérnia de disco, artrite, osteoporose, tuberculose e osteomielite são capazes de causar dor na região por mais de 12 semanas, o que resulta em um diagnóstico de dor crônica na nuca.
O mais recomendado nesses casos é realizar acompanhamento médico com o especialista de cada doença. O profissional irá avaliar, diagnosticar e tratar os sintomas da melhor maneira.
Quando a dor na nuca é preocupante?
Como foi citado acima, a dor na nuca é bem comum e, na maioria dos casos, não é preocupante, podendo ser aliviada com compressas, correção de postura, alívio de estresse e noite bem dormidas.
Entretanto, se a dor for muito intensa e não melhorar com o passar do tempo, é indicado procurar avaliação médica, porque pode ser sinal de doenças mais graves, como a meningite.
Mas, no geral, você não deve se preocupar. Busque não se estressar, fazer exercícios físicos com cuidado e supervisão, e manter a boa postura ao sentar-se e na hora de dormir. Dessa forma, você evita o incômodo na nuca e no pescoço.
fonte: VIVAV
https://vidav.com.br/doencas-e-sintomas/dor-na-nuca/