Saúde
Dor de Cabeça – 15 Sinais de Alerta na Dor de Cabeça
Compartilhe:
Se você quiser saber quais são os principais Sinais de Alerta que você tem que ficar na mente no caso de uma Dor de Cabeça, fique até o final deste artigo que o Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati e que no seu canal do YouTube fala sobre Dor, Sono, Parkinson e Emoções, vai abordar sobre isso hoje.
Dor de Cabeça é Considerada uma Dor Comum
A dor de cabeça é considerada uma dor comum e de fato é. Mas, ela pode ter algumas causas que têm que ser avaliadas no Pronto-Socorro, especialmente por médicos neurologistas, de maneira urgente. São causas que levam a consequências graves caso não sejam tratadas imediatamente.
No artigo de hoje, vou falar de uma maneira bem sucinta e simples para gravar quais são os principais elementos que a pessoa tem que ter em mente de que se está tendo uma dor de cabeça, deve ir ao Pronto-Socorro, buscar uma ajuda especializada e fazer os exames.
Sintomas Sistêmicos, Incluindo Febre
O primeiro sinal de alarme são os sintomas sistêmicos, incluindo febre. O que é isso? A pessoa que está ficando muito magra, extremamente prostrada e especialmente com febre e dor de cabeça, é um sinal de alarme e tem que ir ao Pronto-Socorro.
História de Neoplasias
Se o indivíduo tem também uma história de algum câncer, de alguma neoplasia no corpo, que já tratou ou está em tratamento, e apresenta dor de cabeça, também é um sinal de alerta. Sim, infelizmente, pode ser uma metástase para o cérebro ou até mesmo no líquor, na meninge.
Déficit Neurológico – Incluindo Diminuição da Consciência
Outro sinal de alerta é o déficit neurológico. Déficit neurológico é quando alguma função neurológica normal não está funcionando perfeitamente, como a capacidade motora, de mexer o braço, a perna, a fala, a linguagem, o movimento do rosto – se entorta –, a sensibilidade, a visão, o equilíbrio, a capacidade de raciocínio, se até mesmo a pessoa não está conseguindo ficar alerta ou bem acordada, e está com dor de cabeça, ficando muito sonolenta, isso também é um sinal de alerta.
Início Repentino ou Abrupto
Caso a dor de cabeça venha de início súbito e abrupto: a pessoa está tranquila e vem uma dor de cabeça que se instala de uma maneira muito repentina, muita abrupta, isso é um sinal de alerta.
Idade Avançada – Início Após os 50 Anos
Quando a dor de cabeça começa especialmente após os 50 anos de idade, tem que ficar de olho. O idoso, especialmente quanto mais idoso, não é comum ter dor de cabeça, especialmente se ela é uma dor de cabeça nova para esse paciente.
Mudança de Padrão ou Início Recente de uma Nova Dor de Cabeça
Outro sinal de alerta é a mudança no padrão da dor ou um início recente de uma nova dor de cabeça. Isso é muito importante, por exemplo, a pessoa sempre tem aquela enxaqueca que já conhece, vem a dor, dá um encontro com a claridade, com um barulho, etc. Em seguida, a dor muda o padrão: agora está vindo de outra região e de uma maneira muito mais intensa, constante e diferente; isso é um sinal de alerta sim.
Mesmo que tenha mudado o padrão da dor ou mesmo que seja parecida, mas de uma intensidade diferente e em uma nova localização, isso é uma mudança de padrão. Ou então, se surgiu uma nova dor, o indivíduo não tinha dor nenhuma e tem uma dor de cabeça nova, justifica-se a avaliação.
Dor de Cabeça Posicional
Outro sinal de alerta é a dor de cabeça relacionada à posição. Por exemplo, a pessoa tem dor de cabeça só quando fica de pé: se deita, não tem dor; ou o contrário: se está deitada, ela tem dor de cabeça, se fica de pé, melhora. Isso é um sinal de alerta. Ou até mesmo se abaixa a cabeça e fica com ela baixa e a dor piora, isso também é um sinal de alerta – e se ela não tinha isso antes.
E você que está lendo o artigo, escreva nos comentários qual é a sua dúvida do que possa ser um sinal de alarme para você e o que está achando disso que eu estou passando, que são os principais sinais de alarmes clínicos que o paciente tem que saber e o médico também.
Papiledema
Esse sinal clínico agora que eu vou falar tem que ser visto pelo médico (o paciente não consegue ver): o papiledema, que é um edema no fundo do olho, mas o paciente percebe como uma visão muito alterada. Não é um escotoma e nem uma visão um pouco borrada; a pessoa fica com a visão muito alterada e o médico pode ver no fundo um edema do disco óptico.
Dor de Cabeça Progressiva e Apresentações Atípicas
Outro sinal de alerta é a dor de cabeça com apresentações atípicas. Dor de cabeça progressiva é a dor que começou, está crescendo, aumentando e ficando incapacitante. Isso é um sinal de alerta; não é para a pessoa ficar em casa querendo tomar mais e mais remédios.
Especialmente se a dor também começa a ter apresentações atípicas: a pessoa está tendo a dor que cresce e vem com uma dor associada nos olhos ou para outras regiões; ela vai crescendo na cabeça e começa a virar em trovoadas, por exemplo; se é uma dor progressiva e está tendo apresentações atípicas, é um sinal de alerta.
Gravidez ou Puerpério
Outro sinal de alerta é a dor de cabeça que surge durante a gravidez ou no puerpério. As dores de cabeça no período pós-parto e especialmente na gestação após 20 semanas, normalmente tem que ter um sinal de alerta; só pode ficar tranquilo se for uma dor de cabeça leve e extremamente habitual da paciente.
Olho Dolorido com Características Autônomas
A dor que vem com o olho dolorido e que fica inchado, lacrimejando ou aquela dor que vai afetando ambos os olhos, que a pessoa não consegue mexê-los. Especialmente se o olho fica inchado, lacrimejando e vermelho junto da dor de cabeça, é outro sinal de alerta.
Início Pós-Traumático de Dor de Cabeça
Sinal de alerta é a dor de cabeça após traumas, tanto em jovens, quanto nos idosos que tenham batido a cabeça por qualquer motivo. Depois de ter batido a cabeça, mesmo que não seja de imediato, e surgir uma dor de cabeça, isso é um sinal de alarme.
Patologias do Sistema Imunológico, Como HIV
Doenças do sistema imune, patologias do sistema imune, como, por exemplo, HIV, que causam uma imunodeficiência, como a pessoa tomar medicamento que faça o sistema imune ficar debilitado – como alguns medicamentos imunossupressores –, e ter dor cabeça, é um sinal de alarme.
Uso Excessivo de Analgésico ou Novo Medicamento no Início da Dor de Cabeça
E também tem a questão dos medicamentos, em que o principal sinal de alarme é o abuso de analgésicos – que a pessoa possa estar os utilizando de maneira excessiva – ou que tenha entrado um novo medicamento no uso rotineiro do paciente, e iniciado a dor de cabeça após o uso desse novo medicamento; comum, por exemplo, com estatinas.
Esses são os principais sinais de alarme e eu vou repeti-los de maneira sucinta: sintomas sistêmicos, como febre; história de câncer – neoplasia –; déficits neurológicos, como dificuldade de mexer alguma coisa, nível de consciência.
O início repentino e abrupto da dor; dor de cabeça após os 50 anos de idade; mudança no padrão da dor; dor de cabeça que modifica com a posição do corpo, que é precipitada por espirros, tosses e exercícios, e que tenha alteração da visão de uma maneira extremamente importante.
Dor de cabeça que vai piorando progressivamente de uma maneira atípica e durante a gestação: na segunda etapa da gestação e no puerpério; olho dolorido e com inchaço, lacrimejamento e vermelho. Dor de cabeça após traumas na cabeça, associada às deficiências do sistema imune, como HIV, e aos medicamentos, como uso excessivo de medicamentos ou novos medicamentos.
E você que conhece pessoas que tenham dores de cabeça, envie o link deste artigo para elas para que conheçam o que pode ser um sinal de alarme de dor de cabeça. Na verdade, até para quem não têm dor de cabeça, para saberem, caso eventualmente tenham uma dor, o que é um sinal de alarme que justifica buscar um médico ou um Pronto-Socorro para uma avaliação mais detalhada dessa dor de cabeça.
E se você gostou do artigo, dê aquele like, dê aquele joia, e compartilhe, pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos.
Assista também ao nosso vídeo, para aprender mais: