Agricultura
Diretoria do Sebrae RO visita rede de inovação em agricultura e pecuária AgriHub em Cuiabá
Compartilhe:
Unindo tecnologia, pessoas, ideias e o campo, o AgriHub tem transformado a realidade do agronegócio no Mato Grosso, estado conhecido por ser o maior produtor brasileiro de grãos e de proteína animal. Com o objetivo de promover a inovação em Rondônia, a Diretoria do Sebrae RO esteve em Cuiabá (MT) e conheceu de perto essa rede de inovação que busca identificar os problemas dos produtores rurais e os conecta a startups, mentores, empresas de tecnologia, pesquisadores e investidores para desenvolver soluções e promover o melhor ajuste de tecnologias ao campo.
Na última semana, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Rondônia, Darci Agostinho Cerruti, e o diretor financeiro, Eduardo Fumyari, foram recepcionados pelo superintendente do AgriHub, Paulo Ozaki. A visita ao hub de inovação do agro exemplifica o compromisso do Sebrae em impulsionar a inovação não apenas em Rondônia, mas no Brasil como um todo.
“É inspirador ver como o AgriHub tem conseguido alavancar a inovação no setor agropecuário. A visita reforçou a importância de colaborações estratégicas para impulsionar o desenvolvimento de nossas startups e a economia em geral”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RO.
Através do contato direto com um centro de inovação referência no agronegócio, os líderes do Sebrae em Rondônia puderam compartilhar ideias e conhecimentos com empreendedores, startups e especialistas da área.
“Essa visita nos mostrou como a colaboração entre diferentes ecossistemas de inovação pode ser uma alavanca para o crescimento das startups e para a geração de soluções inovadoras. Estamos animados para aplicar essas lições em nosso próprio contexto”, destacou Eduardo Fumyari, diretor financeiro do Sebrae RO.
A articulação do Núcleo de Inovação do Sebrae em Rondônia foi fundamental para viabilizar essa visita estratégica e demonstra o comprometimento do estado em criar pontes entre diferentes hubs de inovação, espaços que podem ser físicos ou virtuais e que reúnem startups, empresas, investidores, universidades e especialistas para gerar negócios e desenvolver ideias e conexões profissionais.
“A visita do Sebrae em Rondônia ao AgriHub reforça a noção de que, ao nos conectarmos e compartilharmos conhecimentos, podemos acelerar o crescimento de todo o ecossistema de inovação”, enalteceu Paulo Ozaki, ao compartilhar a sua visão sobre a importância dessas colaborações.
Conforme explicou o superintendente do AgriHub, os objetivos principais de toda essa rede agtech são aumentar a renda dos produtores rurais usando o mínimo de recursos, contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da inovação tecnológica e assim contribuir para o aumento da oferta de alimentos ao mundo até 2050.
Para os dirigentes do Sebrae em Rondônia, a visita ao AgriHub marca um passo significativo para fortalecer o posicionamento da instituição no cenário de inovação nacional e sua busca contínua por inspirações e práticas bem-sucedidas que possam ser aplicadas em benefício das startups e do empreendedorismo local.
Assessoria