Alimentação
Dieta low carb: 4 mentiras que te contaram sobre o carboidrato
Compartilhe:
O carboidrato é, para muitos, um terrível vilão a ser combatido. Mas, para o nosso corpo, trata-se da principal fonte de energia. Os mitos em volta do carboidrato mostram a importância de desmistificar o consumo de nutrientes de forma consciente, já que são eles os responsáveis por fazer o corpo funcionar.
Estudos indicam que não é adequado tirá-lo completamente do cardápio, apesar da prática ser muito comum entre pessoas que querem emagrecer, aponta a nutricionista Isabela Xavier. De acordo com a especialista, o ideal é manter uma dieta equilibrada e adequada em proteínas, gorduras e carboidratos, fundamentais para o bom funcionamento do organismo e estrutura metabólica.
Quer saber como fazer uma dieta low carb saudável e descomplicada? Confira as 4 mentiras que te contaram sobre o carboidrato:
“Carboidrato engorda”
Assim como qualquer outro nutriente, o carboidrato não tem a capacidade de engordar de forma isolada se consumido em quantidades adequadas. “Dentre os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), o nutriente com maior densidade calórica por grama são os lipídios, também conhecidos como gorduras. Cada 1 grama de lipídios possui 9 kcal, enquanto proteínas e carboidratos possuem 4 kcal por grama”, explica a nutricionista.
“Todos os carboidratos devem ser evitados”
É comum ver as pessoas falando sobre como uma dieta low carb pode contribuir para uma vida saudável e que essa restrição consegue evitar o ganho de peso, mas o que essas dietas não explicam é a diferença entre as fontes do nutriente. “Consumir carboidratos é fundamental para o organismo, principalmente tratando-se de fontes naturais. Assim, é possível encontrar carboidratos saudáveis em diversos alimentos naturais, como em frutas, cereais, milho, mandioca, inhame, batatas entre outros”, orienta Isabela.
“Carboidratos integrais não engordam”
Isabela explica que o alimento ser integral ou não, não faz diferença do ponto de vista da capacidade engordativa. “O que difere se um alimento é integral ou não é o processo de refinamento. Um pão feito com farinha integral ou não dá no mesmo quanto ao teor calórico. Contudo, optar por consumir ingredientes integrais é mais saudável por terem suas fibras preservadas”, destaca.
“Cortar totalmente o carboidrato faz bem à saúde”
Trata-se de mais um mito contado sobre o carboidrato, desta vez bastante prejudicial ao organismo. “Restringir completamente o carboidrato da dieta acarreta diversos problemas de saúde, como dor de cabeça, mau hálito, alteração de humor, entre outros”, conclui a nutricionista.
Fonte: Isabela Xavier, nutricionista da foodtech Mombora.