Conectado por

Alimentação

Dieta cetogênica: o que é, como fazer, alimentos e cardápio


Compartilhe:

Publicado por

em

A dieta cetogênica é um tipo de dieta caracterizada pela eliminação de quase todos os alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz, e aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras boas, além de ser importante manter uma boa quantidade de proteínas na alimentação. Esse tipo de alimentação é útil para baixar de peso, já que o organismo passa a utilizar a própria gordura como fonte de energia em vez dos carboidratos provenientes da alimentação.

A dieta cetogênica é indicada principalmente com o objetivo de controlar e prevenir convulsões ou crises de epilepsia, no entanto pode também ser recomendada para tratar a obesidade, diabetes do tipo 2 e, em alguns casos, câncer, já que as células cancerígenas se alimentam principalmente de carboidratos, que é o nutriente consumido em quantidades mínimas nesse tipo de dieta. Veja como é a dieta cetogênica para tratar a epilepsia ou para ajudar a tratar o câncer.

É importante que esta dieta seja sempre feita com a supervisão e orientação de um nutricionista, já que, por ser muito restritiva, é necessário fazer uma avaliação nutricional completa para saber se é possível ou não realizá-la de forma segura.

Como fazer a dieta cetogênica

A dieta cetogênica consiste em uma redução drástica da quantidade de carboidratos consumidos na alimentação diária, sendo indicado o consumo de 20 a 50 gramas por dia, o que corresponde a 10 a 15% das calorias totais diárias. No entanto, esta quantidade pode variar de acordo com o estado de saúde, tempo de duração da dieta e objetivos de cada pessoa.

Para compensar essa redução, é indicado aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras, como o abacate, coco, sementes, azeite de oliva, amêndoas e nozes. Além disso, a quantidade de proteínas consumidas deve corresponder à 20% da alimentação diária, sendo recomendado consumir carne, frango ou peixe no almoço e no jantar e incluir ovos e queijos nos lanches.

Outra dieta semelhante à cetogênica é a dieta low carb, no entanto, a principal diferença entre esses tipos de dieta é que na dieta cetogênica há maior consumo de gorduras para compensar a falta de carboidratos.

Dieta cetogênica cíclica

A dieta cetogênica cíclica consiste em seguir a dieta por 5 dias consecutivos, que são seguidos por 2 dias em que é permitido consumir alimentos com carboidratos, como pão, arroz e macarrão. Esta variação permite manter a dieta por mais tempo e favorece a perda de peso, ajudando também a aumentar o fornecimento de energia para a prática de exercícios.

Apesar de haver o consumo de alimentos ricos em carboidratos nesses 2 dias, não é recomendado consumir doces, sorvetes, bolos e outras produtos ricos em açúcares.

Alimentos permitidos e proibidos

A tabela a seguir traz a lista de alimentos que pode e não se pode comer na dieta cetogênica:

Permitidos Proibidos
Carnes, ovos e peixes gordos, como salmão, truta e sardinhas Arroz, macarrão, milho, cereais, aveia e maisena
Embutidos como presunto, chouriço e bacon Feijões, soja, ervilha, grão de bico e lentilha
Azeite de oliva, óleo e manteiga Farinha de trigo
Creme de leite, iogurtes naturais e sem açúcar, leite de coco, leite de amêndoas, nata, queijo cottage, cream cheese, queijo brie, queijo parmesão, queijo feta, queijo cheddar, queijo suíço, queijo mozarela e queijo azul Pão e torradas
Amendoim, castanhas, nozes, avelãs, castanha do Pará, amêndoas, manteiga de amendoim, pasta de amêndoa, pasta de castanha de caju Batata, batata doce e banana
Frutas como morangos, amoras, framboesas, mirtilos, cerejas, abacate e coco Bolos, doces, biscoitos, chocolates, caramelo e caldas doces
Vegetais como espinafre, alface, brócolis, cebola, pepino, abobrinha, couve-flor, aspargos, chicória vermelha, couve de Bruxelas, couve, aipo e páprica Açúcar, açúcar mascavo, sorvetes, vitaminas e edulcorantes
Sementes de linhaça, chia, girassol e gergelim Chocolate em pó, produtos dietéticos e processados
Molhos como maionese e mostarda Pizza, lasanha, leite de vaca
Stévia e azeitona Bebidas alcoólicas

Sempre que se consumir um alimento industrializado é muito importante observar a informação nutricional para verificar se contém carboidratos e qual a quantidade, de forma a não ultrapassar a quantidade que foi calculada para cada dia.

Opção de cardápio da dieta cetogênica

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio completo de 3 dias da dieta cetogênica:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã Ovos fritos com manteiga + Queijo mozzarella Omelete feito com 2 ovos e recheio de legumes + 1 copo de suco de morango com 1 colher de chá de sementes de linhaça Vitamina de abacate com iogurte natural e 1/2 colher de sopa de chia
Lanche da manhã Amêndoas + 3 fatias de abacate Vitamina de morango com leite de coco + 5 nozes 10 Framboesas + 1 colher de pasta de amendoim
Almoço/ Jantar Salmão acompanhado de aspargos + abacate + azeite Salada de legumes com alface, cebola e frango + 5 castanhas de caju + azeite de oliva + parmesão e sementes de gergelim Almôndegas com macarrão de abobrinha e queijo parmesão
Lanche da tarde 10 castanhas de caju + 2 colheres de sopa de lascas de coco + 10 morangos Ovos fritos na manteiga + queijo de coalho Ovos mexidos com orégano e parmesão ralado

É importante ressaltar que a dieta cetogênica deve ser realizada sob orientação de um nutricionista, já que além de na consulta ser calculada os gramas de carboidrato que devem ser consumidos por dia, é feita uma orientação sobre como verificar a quantidade de carboidratos presentes nos alimentos para evitar que a quantidade diária seja ultrapassada. Além disso, por ser uma alimentação com restrições, o nutricionista pode indicar, em alguns casos, suplemento de vitaminas e minerais, como o cálcio.

Quem não deve fazer esta dieta

A dieta cetogênica é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos, crianças e adolescentes, grávidas e mulheres a amamentar. Além de também precisar ser evitada por pessoas com risco aumentado de cetoacidose, como diabéticos tipo 1, diabéticos tipo 2 descontrolados, pessoas com baixo peso ou com histórico de doenças no fígado, rins ou alterações cardiovasculares, como AVC.

Essa dieta também não é indicada para pessoas com pedra na vesícula ou que estejam fazendo tratamento com medicamentos à base de cortisona. Nestes casos, a dieta cetogênica deve ser autorizada pelo médico e seguida com acompanhamento de um nutricionista.

Tua Saúde

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com