Saúde
Dia Nacional de Enfretamento ao Câncer Infantil
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2020/11/criança-agência-brasil-696x463-1.jpg)
8,4 mil novos casos em crianças e adolescentes devem ser registrados até o final do ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca)
São Paulo, 18 de novembro – neste mês, no dia 23, será celebrado o Dia Nacional de Enfrentamento ao Câncer Infantil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer infanto-juvenil é a primeira causa de morte por doenças na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil. A previsão do Instituto é que até o final deste ano, o número de casos atinja a marca de 8,4 mil casos.
Segundo a médica pediatra e professora da Universidade Santo Amaro (Unisa), Teresa Nogueira Navarro Barbosa, os sintomas do câncer infantil são similares ao de patologias comuns nessa idade, logo é importante observar a recorrência dos sintomas e buscar ajuda especializada. “Normalmente a causa do câncer infantil é desconhecida e o fato de não ter relação com fatores de risco, impede a prevenção. Por isso, o diagnóstico precoce é imprescindível no processo de cura”, explica a médica.
Teresa Nogueira Navarro Barbosa é graduada em Medicina pela Universidade Santo Amaro (Unisa), com mestrado em Pediatria e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP/EPM. Atualmente é docente do Núcleo de Pediatria da Unisa.
FONTE: ASSESSORIA