Saúde
Dia mundial do yoga: prática avança no meio corporativo
Compartilhe:
Dia mundial do yoga: prática avança no meio corporativo
Interesse e preocupação com a saúde mental faz startups lançarem ações e produtos sobre método milenar
Na próxima segunda, 21, comemora-se o dia mundial do yoga, prática que foi impulsionada pela pandemia. Segundo uma pesquisa da Robert Half, 58% dos entrevistados buscaram meditação, yoga, atividades físicas e terapia online para preservar a saúde mental. Com o aumento do interesse por práticas que promovem o bem-estar, métodos como o yoga ganham cada vez mais espaços em empresas, já que os benefícios da prática impactam positivamente a vida pessoal e profissional dos colaboradores.
Os benefícios da prática do yoga já fazem parte da vida de Sandya Coelho, diretora de comunicação e parcerias do GetNinjas . A executiva pratica há mais quatro anos e é formada em Hatha Yoga, desde 2019. Com o objetivo de promover o bem-estar do time, a profissional é voluntária ao ministrar aulas de yoga gratuitas para os colaboradores. A ação “Meditação Ninja” começou no início do ano passado de forma presencial e, por conta da pandemia, foi adaptada para o formato online, desde março de 2020. A aula ocorre duas vezes por semana e tem 40 minutos de duração.
“Começamos com alongamentos combinados com respiração por cerca de 20 minutos para relaxar as tensões do corpo e obter maior consciência corporal. Em seguida, fazemos alguns exercícios de respiração para acalmar e ficar mais atento aos sentidos. Depois, vamos silenciando a mente para iniciar a meditação e seguimos por uns 15 minutos”, conta Sandya. “No final da aula, eles compartilham como estão se sentido. É muito gratificante ver como esses minutos de autocuidado permitem mudar o estado mental e melhorar o dia”, complementa.
Além disso, o aumento do interesse pela prática do yoga em tempos de pandemia fez com que a startup 12min, que consolida livros de não-ficção em áudio e texto, incluísse mais opções de microbooks sobre a prática em seu catálogo.
“Tivemos um aumento de 66% no número de usuários e foram realizadas mais de duas milhões de leituras no primeiro ano de pandemia. Por esse motivo, lançamos mais de 800 obras desde o início do ano passado. Dentre elas, microbooks em português, inglês e espanhol sobre ‘Espiritualidade & Mindfulness’ e ‘Autoajuda & Motivação’, que tiveram forte procura neste período de isolamento social”, afirma Guilherme Mendes, CEO da 12min.
A empresa desenvolveu um guia, de autoria própria, explicando de maneira didática o que é yoga, como fazer, seus benefícios e como a prática auxilia no tratamento à ansiedade. “Por esse motivo, vamos disponibilizar durante toda a semana do dia 21 o ‘Guia 12min de Yoga’ gratuitamente”, diz Mendes.
Sobre o GetNinjas
Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis, que são realizados por profissionais de diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas, listado em 2021 no Novo Mercado da B3, foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.
Sobre o 12min
Fundado em 2016, o 12min é um aplicativo que condensa os pontos mais importantes de livros de não-ficção em leituras rápidas de áudio e texto. Além de estimular a leitura, a startup se propõe a auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional dos leitores. O app conta com mais de duas mil obras em português, espanhol e inglês no catálogo e aproximadamente 3 milhões de usuários.
Renata Azzi