Conectado por

Saúde

Dia Mundial do Diabetes: como o sobrepeso e a obesidade podem influenciar no surgimento da doença


Compartilhe:

Publicado por

em

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro para promover a conscientização e prevenção da doença. Uma projeção feita pela Federação Internacional da Diabetes (IDF), em 2022, havia previsto 463 milhões de brasileiros vivendo com diabetes. Diante deste cenário, o VigilantesdoPeso, programa de emagrecimento que estimula hábitos saudáveis de alimentação e estilo de vida, alerta sobre o impacto da doença, diagnósticos precoce e formas de prevenção.

O diabetes pode se manifestar de 3 formas diferentes, sendo mais comum o tipo II, causado, na maioria das vezes, em decorrência do excesso de peso, alimentação desequilibrada e sedentarismo. Nestes casos, o organismo não consegue utilizar a insulina adequadamente na captação da glicose ou a produz em quantidades insuficientes. Dependendo da gravidade, a condição pode ser aliviada com alimentação adequada e prática de exercícios físicos. Portanto, o VigilantesdoPeso pode ser um importante aliado na luta contra a doença, tanto na prevenção quanto no tratamento, ao auxiliar seus usuários a emagrecerem de forma saudável, buscando uma alimentação equilibrada, ao mesmo tempo em que ajuda na criação de hábitos mais saudáveis.

“Atualmente, a maioria das pessoas que desenvolvem diabetes tipo II estão, pelo menos, 7 kg acima do seu peso ideal. Uma alimentação rica em nutrientes e pobre em açúcares e gorduras saturadas, aliada a exercícios físicos pode ser o caminho mais simples para reduzir os sintomas, além de diminuir as chances de outras doenças. Vale ressaltar que a prevenção é sempre o melhor caminho e que, quanto mais cedo for diagnosticada, mais fácil controlá-la”, afirma Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

O programa é impulsionado pela ciência de ponta em nutrição e mudança de comportamento dos usuários. O método é construído em torno de alimentos favoritos, do metabolismo e objetivos de cada um, permitindo sinalizar se a pessoa é portadora de diabetes, o que gera uma diferenciação na lista de alimentos que podem ser consumidos sem impactar a glicemia.

Vale ressaltar que a prevenção e o tratamento da doença devem ser encarados como algo a longo prazo, com acompanhamento médico e nutricional. Embora o VigilantesdoPeso não substitua a orientação profissional, pode ser uma ferramenta importante para quem busca adotar hábitos saudáveis, a fim de conquistar uma vida mais equilibrada. Para saber mais sobre o programa, acesse o site e confira as recomendações.

Assessoria

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com