Medicina
Dia Mundial da Saúde: 5 dicas de como superar limites e criar hábitos saudáveis
Compartilhe:
Criar hábitos saudáveis e duradouros não é uma tarefa fácil. É um objetivo que envolve a aplicação de pequenos passos. Apesar disso, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, neste 7 de abril, o Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial, mostra que vale a pena superar limites para ter uma vida mais equilibrada.
De acordo com a especialista em bem-estar da plataforma, Liora Bels, investir nos treinos e em uma boa alimentação traz diversos benefícios ao corpo e à mente. “A sensação de euforia depois de finalizar um treino, a alegria de pensar em praticar as próximas atividades físicas no outro dia e a autoconfiança no próprio desempenho são alguns dos processos bioquímicos consequentes de uma rotina saudável, derivados de hormônios como endorfina, dopamina e serotonina”, explica.
A seguir, o Freeletics traz cinco dicas para as pessoas caminharem em direção a esse estilo de vida e, consequentemente, os hábitos saudáveis. Confira:
-
Evolução gradual de exercícios
Algumas pessoas podem se desanimar ao olharem determinados exercícios que querem fazer, mas ainda não conseguem executá-los. Segundo Liora, o passo inicial é tê-los como meta de realização e trabalhá-los por meio de uma escalada de níveis.
“Tentar algo muito acima da sua capacidade não é o foco ideal. Ao invés de partir direto para as flexões, uma boa via é efetuar a flexão de joelhos, por exemplo. Já se a corrida de 30 minutos é bastante cansativa, esse tempo pode ser usado em um primeiro momento para uma caminhada ou até mesmo alternando ambas as modalidades”, afirma.
-
Exercícios novos
Uma consequência do último item é a exploração de várias atividades físicas. Novos treinos e esportes acabam por ser incorporados no dia a dia, como é o caso da intersecção entre a corrida e a musculação. “Dessa forma, é criada uma rotina dinâmica, versátil e com novas descobertas dentro do mundo fitness”, ressalta Liora.
-
Alimentação variada
Dedicar um período do dia para os exercícios é apenas uma parte da superação de limites para desenvolver hábitos saudáveis. Apesar de essencial, não há como querer ter uma saúde melhor sem uma boa alimentação. No entanto, a via para estabelecer uma dieta nutritiva depende dos detalhes, não de mudanças radicais.
“Da mesma forma que pequenas alterações podem ajudar a aumentar a intensidade nos treinos, experimentar apenas um alimento diferente nas refeições já é um ótimo passo. É o caso de trocar o café pelo chá verde ou a farinha branca pela integral em alguns dias”, destaca a especialista do Freeletics.
-
Ler e ouvir conteúdos diversos
A hora de treinar é um momento excelente para colocar os podcasts e o gosto musical em dia. “Não há nada melhor do que subir em uma esteira e ouvir um conteúdo que faça a pessoa feliz, ou até mesmo descobrir novos”, pontua Liora. Segundo a especialista, esse hábito é extremamente saudável também fora da academia.
“Nunca sabemos quando vamos encontrar uma nova paixão, então ler livros sobre assuntos variados e ouvir podcasts de temas diversos são formas de estimular a mente, tanto no sentido intelectual como afetivo”, diz.
-
Mudanças na rotina
Novas leituras e o consumo de conteúdos diversificados também podem ser consequências para outras mudanças na rotina. “Em uma época em que todos estamos conectados, é essencial dedicarmos algum tempo do dia fora das redes sociais. Portanto, quando trocamos a primeira olhada no celular pelas manhãs por alongamentos, desligamos a televisão na hora do almoço ou realizamos qualquer ação mínima na rotina diária que possa trazer mais tranquilidade e felicidade, a mente e o corpo já se sentem melhores”, finaliza a especialista do Freeletics.
Equipe Motim