Acre
Detran desativa radares de Rio Branco e prefeitura não tem previsão para retomada
Compartilhe:
Após o governador Gladson Cameli passar a responsabilidade e manutenção dos radares de Rio Branco para a prefeitura, todos os aparelhos foram desativados nesta segunda-feira (29).
A informação foi confirmada por meio de nota do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC).
Ao G1, o diretor da Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), Nélio Anastácio, afirmou que a prefeitura não tem previsão para abrir um processo licitatório para contratação de novos radares. “A prefeitura de Rio Brando ainda não se planejou acerca de radares”, disse.
Na nota, o Detran-AC afirmou que o estado rescindiu o contrato com a empresa que prestava serviço de monitoramento eletrônico no trânsito de Rio Branco por se tratar de questão de competência municipal. Segundo o órgão, a decisão foi tomada após um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
O órgão destaca que, mesmo com a desativação total dos radares na cidade, as multas que foram aplicadas por meio dos equipamentos na capital acreana estão mantidas.
Cronograma
Conforme o diretor de Operações Detran-AC, Isaías Brito, a medida faz parte de um cronograma que já existia e que está sendo colocado em prática pela nova gestão estadual. Segundo ele, foi feita uma reunião com a RBTrans este ano para informar que os serviços seriam repassados à prefeitura.
“Pela legislação, no momento em que o trânsito é municipalizado, a responsabilidade passa a ser da prefeitura. O trânsito de Rio Branco está municipalizado há tempos, e estamos colocando em prática um cronograma de serviços que serão repassados aos poucos à prefeitura”, afirmou Brito.
O diretor reforçou que não é somente em relação aos radares que a responsabilidade será repassada para a prefeitura. “São outros serviços também como semáforos e sinalização das vias, tanto da vertical como horizontal. Estão cientes, a RBTrans foi comunicada sobre quais serviços seriam repassados esse ano”, disse.