Conectado por

Política

Desafio dos próximos prefeitos eleitos?; Marcelo apresenta sua trajetória política; O Fiscal do Povo


Compartilhe:

Publicado por

em

Os eleitores brasileiros vão às urnas no pleito de outubro para eleger os seus respectivos vereadores, vice-prefeitos e prefeitos, para um mandato de quatro anos. Os eleitos estarão assumindo o mandato em 2025, acertando ou errando, estarão conduzindo os destinos dos municípios. Espera-se que a maioria dos eleitores escolha representantes políticos preparados para promover o progresso e o bem-estar da população no âmbito municipal. Neste caso, refiro-me a implementação de obras de infraestrutura, serviços básicos de saúde, fortalecimento da educação, promoção da ação social, coleta de lixo seletiva, serviço de água e esgoto, geração de oportunidades de trabalho etc. Entretanto, chamo atenção do leitor para os desafios dos próximos prefeitos é de implantar o sistema de saneamento básico que envolve a coleta, o tratamento e o abastecimento de água potável, a coleta e o tratamento de esgoto e de resíduos sólidos, bem como a macrodrenagem e microdrenagem em perímetro urbano, que para maioria dos gestores municipais, “não rende votos”. Essa é uma responsabilidade de todos, em especial das novas gerações, que, portanto, é um tema para ser enfrentado coletivamente. Governos e sociedade, precisam dividir o peso e a culpa desse histórico atraso em relação à temática do saneamento básico e da drenagem nos mais diversos municípios brasileiros, inclusive, dos municípios rondonienses.

Impermeabilização
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O intenso processo de urbanização nos municípios brasileiros acarreta a impermeabilização do solo, seja parcial ou totalmente, decorrente da construção de rodovias, ruas, avenidas, edificações, residências, calçadas, dificultando ou até mesmo, impedindo totalmente ou parcialmente, o processo natural de absorção das águas pluviais pelo solo.

Demanda

A impermeabilização do solo, é um sinal claro de prosperidade e crescimento de uma cidade. Por outro lado, isso significa uma maior demanda da necessidade da existência de um sistema de macrodrenagem e microdrenagem, para prevenir enchentes e evitar possíveis alagações.

Absorção

A interrupção do processo natural de absorção das águas pluviais resulta em consequências drásticas, principalmente nos períodos de chuvas, causando enchentes e alagações, que trazem prejuízos financeiros e de qualidade de vida às pessoas. Esse será o tema de maior desafio dos próximos prefeitos eleitos no pleito de outubro.

Plano

O maior desafio dos/as pré-candidatos/as a prefeito/a Mariana Carvalho (União Brasil), Léo Moraes (Podemos), Marcelo Cruz (PRTB), Vinicius Miguel (PSB), Euma Tourinho (MDB), Fátima Cleide (PT), Coronel Chrisóstomo (PL), Célio Lopes (PDT), Ricardo Frota (Novo), Samuel Costa (PSOL/Rede) e Valdir Vargas (PP), é apresentar ao eleitor, um traçado do plano hídrico apropriado para a coleta das águas pluviais, contemplando igarapés e córregos, para continuarem o seu ciclo natural sem causar transtornos à população porto-velhense.

Trajetória

Ontem (29), foi a entrevista do pré-candidato a prefeito, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), que preside a Assembleia Legislativa de Rondônia, no canal aberto da TV Norte Rondônia – afiliada do SBT. Marcelo abriu a entrevista apresentando sua trajetória política, inclusive, dando ênfase ao seu mandato como vereador na CMPV.

Citou

No tema Saúde, Marcelo Cruz (PRTB), citou o jeito de administrar do ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, João Dória, para acabar com a demora de atendimento médico e ambulatorial nas filas das Upas e Postos de Saúde. Na entrevista, Marcelo Cruz (PRTB) disse que será sensível à valorização dos profissionais da Educação, defendeu a implantação do ensino profissionalizante e melhoria das instalações físicas das Escolas.

Sensível

Na economia, o pré-candidato Marcelo Cruz do nanico PRTB, revelou o seu desejo de revitalizar o Centro da cidade, em especial, a avenida 07 de Setembro, por sua vez, fortalecer a agricultura familiar e as feiras livres. No tema infraestrutura, defendeu investimentos em macrodrenagem e microdrenagem para evitar possíveis enchentes e alagações. Já no tema segurança pública, indústria, emprego e meio ambiente no âmbito municipal, o pré-candidato patinou nos temas e as respostas ficaram confusas.

Salvou

Na dinâmica dos envelopes “passa ou curti” da entrevista com o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), ele salvou a equipe de jornalismo político do canal aberto da TV Norte – SBT, por revelar todos os personagens contidos nos envelopes. Inclusive, curtiu o prefeito Hildon Chaves (PSDB), governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil), presidente da OAB Márcio Nogueira, secretário da SEMOB Diego Lage e o ex-governador Ivo Cassol (PP).

Estranheza

O deputado Marcelo Cruz (PRTB) não curtiu a ativista indígena Txaí Suruí e o ministro do STF Alexandre do Moraes. Mas curtiu o advogado Bruno Valverde, pessoa humana e profissional que conheço e respeito, mas me causa estranheza seu nome figurar nos envelopes da dinâmica “curti” ou “passa”. Daí eu pergunto novamente: qual critério e peso político do nome de Valverde para figurar nos envelopes da referida dinâmica?

Trajando

O ex-vereador Rafael é o Fera (Podemos) surgiu na política em Ariquemes como “O Fiscal do Povo” trajando uma jaqueta preta, imitando o deputado federal André Janones (Avante-MG). Para quem não sabe, Janones é o deputado federal que chama os seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro de milícia digital.

Comparar

Quem lembra do Lula (PT) polêmico, radical e extremista? Coincidência ou não, é possível comparar a trajetória política do “Fiscal do Povo” e ex-vereador Rafael é o Fera (Podemos) de Ariquemes, com a trajetória do presidente Lula, inclusive na atuação política polêmica, radical e extremista.

Sustenta

Lula ficou sem mandato do ano de 1989 até 2002, a pergunta é: quem sustentou Lula e sua família durante 13 anos que ficou sem assumir função pública? A mesma pergunta faço para “O fiscal do Povo” Rafael é o Fera (Podemos): Ele trabalha? Se trabalha, me diga qual ramo de atividade? Caso contrário, quem sustenta ele e a sua família?

Emoção

Falando em Ariquemes, o MDB lançou a Professora Agna Souza como pré-candidata a prefeita de Ariquemes. Em um discurso marcado pela emoção e indignação, Agna Souza disse que Ariquemes pode mais e que a sua administração será pautada no desenvolvimento de pessoas e na retomada do desenvolvimento econômico local.

Presença

O lançamento da pré-candidatura da Professora Agna Souza do MDB a prefeitura de Ariquemes, contou a presença do deputado estadual Ismael Crispim (MDB). Já o senador Confúcio Moura (MDB) e o deputado federal e presidente estadual do partido MDB, Lúcio Mosquini, participaram por videoconferência. Confúcio, Mosquini e Crispim, destacaram a coragem das mulheres em participar da política.

Participação

Na noite de ontem (29), participei do podcast Pahpowcast com Alysson do Sandubas e sua equipe. Alysson é um jovem, inteligente, dinâmico e empreendedor. Conversamos sobre diversos temas no Pahpowcast, em especial, temas ligados ao marketing político e eleitoral.

Disponível

A minha participação no Pahpowcast está disponível no canal do Youtube. Caro leitor e seguidor, busca lá, assiste, curta, comente, reflita e caso tenha gostado, nos procure para fazermos uma consultoria em Marketing Político e Eleitoral pelos seguintes contatos: (69) 99985-0505 ou e-mail: hlconsultoria23@gmail.com.

 

 

COLUNA FALANDO SÉRIO – Por Herbert Lins
Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com