AL/MT
Deputados devem ir à ALMT na quarta-feira (10) para eleger nova Mesa Diretora
Compartilhe:
A eleição para a escolha da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso está prevista para acontecer na próxima quarta-feira (10), às 9h. Os interessados em concorrer à eleição devem registrar candidatura até segunda-feira (8).
A votação é secreta. É eleito quem tiver a maioria absoluta de votos. Caso não seja obtida a maioria absoluta, será eleita para a composição da Mesa Diretora, a chapa que alcançar maioria relativa em segundo escrutínio. Os eleitos tomarão posse em 1º de fevereiro de 2021.
De acordo com a Assembleia Legislativa, durante a eleição, serão mantidas medidas de segurança especiais, a fim de prevenir o contágio do novo coronavírus.
Não há restrições para os deputados acessarem o plenário, na hora da votação, mas recomendações. Os parlamentares devem usar máscara e manter a distância mínima de 1,5 m um do outro.
Devem estar em plenário o presidente Eduardo Botelho (DEM), a vice-presidente Janaina Riva (MDB) e o primeiro-secretário Max Russi (PSB).
Janaína Riva (MDB) está grávida — Foto: JLSiqueira/ALMT
Como a sessão é remota, a recomendação é que cada deputado fique em seu gabinete, e quando for chamado pelo nome pelo presidente, deve se dirigir ao plenário e votar. Se quiser, pode permanecer em Plenário, mantendo o distanciamento mínimo de 1,5 metro.
Para concorrer à eleição, a chapa deve requerer a inscrição por escrito, em três vias, com a assinatura de todos os seus integrantes. Não se admitirá inscrição de chapa incompleta ou que contenha integrante de outra já inscrita.
A chapa completa é composta por sete integrantes: presidente, primeiro-secretário, segundo-secretário, primeiro vice-presidente e segundo vice-presidente, terceiro secretário e quarto secretário.
No início de abril, os deputados aprovaram o Projeto de Emenda Constitucional 01/2020, de autoria das lideranças partidárias, que mudou a data de eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa – biênio 2021/2023. Antes era realizada em setembro.
A antecipação se deu para que a deputada Janaina Riva, que está grávida pudesse participar. A data de nascimento do bebê está prevista para o período em que aconteceria a eleição.
G1