Direto de Brasília
Deputado Federal eleito Coronel Chrisóstomo (PSL/RO) participa no Congresso Nacional dos 30 anos da Constituição
Compartilhe:
Deputado federal eleito pelo PSL de Rondônia com 28.344 votos, o engenheiro João Chrisóstomo de Moura (Coronel Chrisóstomo), participou no Congresso Nacional da sessão solene em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal.
A sessão reuniu os presidentes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Parlamentares constituintes, embaixadores e ministros participaram da cerimônia que ao todo tem 1,5 mil convidados. A importância da imprensa foi destacada de forma mais enfática pelos representantes do Judiciário – no caso, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli. Dodge destacou que foi pela Constituição de 1988 que foram garantidas “liberdades essenciais à democracia”, entre as quais, a de imprensa.
O presidente eleito Jair Bolsonaro também participou da sessão. É a primeira vez que Bolsonaro vai ao Congresso depois das eleições de outubro. Ele chegou acompanhado do general Augusto Heleno, seu futuro ministro da Defesa, e seguiu direto para a Presidência do Senado, onde foi recebido pelo presidente da Casa, Eunício Oliveira.
Bolsonaro disse em breve discurso, que o documento é o único norte que existe na democracia, e afirmou que continuará construindo o Brasil que o povo merece ao lado do Legislativo e do Judiciário.
“Temos tudo para sermos uma grande nação. E na união de nós, que no momento estamos aqui, ocupando cargos-chave da República, podemos sim mudar o destino dessa grande nação”, acrescentou o presidente eleito.
Na avaliação do Coronel Chrisóstomo (PSL), deputado federal eleito por Rondônia que tomará posse em 1º de fevereiro de 2019, a solenidade é de suma importância para todos os brasileiros. “ O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia fez bem em lembrar, e eu endosso sua fala, sobre a importância do ex-presidente da Câmara Ulysses Guimarães, que a sobrevivência da democracia é condicionada à persistência da Constituição Federal”.
Para Coronel Chrisóstomo, a constituição trouxe avanços em todas as áreas públicas, tudo isto fruto dos anseios da sociedade que esteve todo o tempo presente, nos corredores, nas galerias e plenários do Congresso Nacional, o que se refletiu na abertura do texto: “Todo poder emana do povo”.
Depois do evento na Câmara dos Deputados, Coronel Chrisóstomo acompanhou parte da agenda do presidente eleito, onde Bolsonaro almoçou com o atual ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, na Esplanada dos Ministérios. Às 14h, o presidente eleito fez uma visita ao comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e às 16h se encontrou com o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas.
Veja fotos