Conectado por

AL/MT

Deputado Eduardo Botelho vai colocar em pauta votação projeto para proibir usinas no Rio Cuiabá


Compartilhe:

Publicado por

em

O presidente da Assembleia Legislativa (AL-MT), o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), afirmou que pretende colocar em votação na próxima sessão, o Projeto de Lei que proíbe a construção de usinas hidrelétricas em toda extensão do Rio Cuiabá.

“Nós vamos votar, uai. O projeto tem que ser discutido e votado”, disse em entrevista à imprensa na última quarta-feira (27).

A decisão foi tomada mesmo após os deputados Allan Kardec (PSD) e Janaina Riva (MDB) terem manifestado desejo de adiamento da pauta. Isso porque, os parlamentares teriam recebido na semana passada, os diretores da empresa que conseguiram a concessão para construção das hidrelétricas.

No encontro, segundo Janaina, teria sido mostrado que as usinas que devem ser construídas seriam diferentes do Manso e de Sinop, que o impacto ambiental também é muito menor e que poderiam gerar aproximadamente R$ 15 milhões para cada município.

Além disso, seriam criados aproximadamente seis mil empregos diretos e indiretos. A proposta polemizou na Casa de Leis, após a Secretaria de Meio Ambiente conceder parecer favorável para as construções.

Defensor da aprovação da PL, Botelho garantiu que ela deve entrar em pauta na sessão desta semana. “É uma polêmica aqui dentro, pois a Sema diz que não há prejuízo nenhum para o Rio Cuiabá, o sistema de usina que está sendo montado é o que não atrapalha a reprodução dos peixes, não terá problema de assoreamento. É uma questão que vai ser votada. Eu defendo o projeto e vou colocar em votação na próxima sessão. O debate é importante e quem vai decidir é a maioria dos deputados, tem uns que defendem o projeto, como eu, mas outros são contrários”, declarou Botelho. A PL 671/2021 é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB).

Para ele, estes empreendimentos, se instalados no Rio Cuiabá, trarão consequências negativas e gerarão desequilíbrio ambiental, interferindo negativamente nos níveis d’ água do rio, estoques peixeiros e até mesmo no fornecimento de águas dos municípios que são dependentes destes cursos d’ água para abastecimento da população.

Poconet.com.br

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com