Rondônia
Deputado Delegado Camargo destina emenda para equoterapia em Ariquemes
Compartilhe:
Reconhecendo o trabalho desenvolvido há anos no apoio e desenvolvimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais de Ariquemes e região, o deputado Delegado Camargo (Republicanos) destinou recursos de emenda parlamentar individual no valor de R$ 50 mil para a Associação de Reabilitação dos Portadores de Paralisia Cerebral e Autismo (ASPAC).
Os recursos a serem liberados através de convênio com a Secretaria de Assistência Social (SEAS), serão destinados para a realização de acompanhamentos especiais de crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com o deputado Delegado Camargo, há muitos anos a Aspac realiza essa terapia com cavalos de forma voluntária em Ariquemes e esses recursos vão ajudar na manutenção do serviço, aumentando a capacidade de atendimento e reconhecendo a importância da equoterapia para o tratamento, em especial da comunidade autista.
“Sempre que eu ia com a família no parque de exposições de Ariquemes via esse trabalho desenvolvido para a Aspac, mas não tinha consciência do tamanho dos benefícios que a equoterapia proporciona. Pude acompanhar mais de perto os trabalhos e os benefícios e por meio desses recursos conseguiremos proporcionar à Aspac condições para o atendimento a um número maior de crianças e adolescentes que precisam da terapia”, disse o deputado.
O que é Equoterapia?
A equoterapia, também conhecida por equiterapia, hipoterapia e terapia assistida por cavalos, é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
É também considerada uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia tendo como base os movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo. Ao caminhar, o centro de gravidade do cavalo é deslocado tridimensionalmente, resultando em um movimento similar ao da marcha humana com movimentos alternados dos membros superiores e da pelve.
Como funciona o tratamento da equoterapia?
O tratamento da Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
Quais os benefícios da equoterapia?
A prática da equoterapia objetiva benefícios: físicos, psíquicos, educacionais e sociais. Ganhos reais com autoestima e autoconfiança, postura, fala, desenvolvimento social, melhora da capacidade de comunicação e muito mais.
Quem deve fazer equoterapia?
A prática é muito recomendada para pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos:
– Doenças de origem: genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas;
– Sequelas de traumas e cirurgias;
– Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais;
– Distúrbios de aprendizagem e de linguagem.
Texto: Jocenir Sérgio Santanna
Foto: Jocenir Santanna e Freepik
https://www.al.ro.leg.br