Rondônia
Delegado Lucas pede expansão da POC itinerante para Campo Novo, Monte Negro e Alto Paraíso
Compartilhe:
Muitas famílias que moram no interior de Rondônia estão longe de atendimentos essenciais, inclusive de saúde. Para tentar aproximar o cidadão rondoniense de seus direitos, o deputado Delegado Lucas (PP) protocolou nesta semana três indicações para o governo de Rondônia expandir o programa Rondônia Cidadã e POC itinerante para as cidades de Alto Paraíso, Campo Novo e Monte Negro.
Segundo o parlamentar, os atendimentos oferecidos por estes dois programas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) aproximam o cidadão de atendimentos gratuitos e necessários. “Na POC itinerante, por exemplo, são ofertadas assistências à saúde, encurtando a distância do acesso ao médico pelo cidadão que realmente precisa. Temos muitos casos de pessoas que desistiram várias vezes da sua consulta por causa da distância, que vai além de um simples caminho que separa o paciente e o médico. É muito difícil para quem vive nestas regiões, então com a POC itinerante nessas cidades os moradores podem fazer exames, hemograma, urina, e cirurgias de pequenas complexidades”, afirma.
Já no programa Rondônia Cidadã são ofertados atendimentos por meio de importantes parceiros do governo, inclusive do próprio Tudo Aqui, responsável pela emissão de documentos.Com a expansão do programa para Alto Paraíso, Campo Novo e Monte Negro, os moradores vão ter acesso a outros órgãos públicos, como Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/TEM), Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO), Casa Militar da Governadoria, entre outros.
“Levando o Rondônia Cidadã e a POC itinerante a esses municípios, o estado terá uma aproximação e assim enxergar o cidadão e suas limitações, contribuindo diretamente para a promoção da saúde, da cidadania, empoderando o cidadão de tudo que lhe cabe e que é seu de seu pleno direito”, finaliza.
Texto: Jônatas Luiz/Assessoria parlamentar
Foto: Governo de Rondônia/ Reprodução