Rondônia
Delegada alerta e dá dicas para evitar golpe de clonagem de WhatsApp, em Rondônia
Compartilhe:
A delegada Keity Mota Soares, titular da 2ª Delegacia de Porto Velho, alerta a população para um golpe de clonagem do aplicativo WhatsApp que tem sido praticado por criminosos nos últimos meses. Os golpistas se passam por conhecidos dos usuários e solicitam dinheiro.
De acordo com a delegada, os criminosos obtêm dados da vítima, por meio de uma conta de telefone em um anúncio, por exemplo, no aplicativo de venda OLX disponibilizado pela vítima para contato.
Em seguida, o golpista envia uma mensagem para a vítima se passando por representante de uma empresa de comércio eletrônico e solicita dados cadastrais, para isso requer o fornecimento de seis dígitos, repassados via SMS.
Sem saber que está caindo em um golpe, a vítima envia o código do usuário para o criminoso e com isso, ele consegue instalar o WhatsApp em outro aparelho celular. O golpista tem acesso aos dados e contatos da agenda telefônica da vítima, além de conversas salvas em backup.
Com os dados em mãos, o criminoso entra em contato com familiares e amigos da vítima se passando por ela e solicita dinheiro emprestado a ser transferido para a conta de terceiros. “Desconfie se um de seus contatos estiver pedindo dinheiro ou cobrando dividas. Certifique-se entrando em contato com a pessoa por outra via sem ser virtual. Registre sempre uma ocorrência mesmo que não tenha sofrido prejuízo financeiro”, alertou Keity Mota.
Dicas de segurança
A delegada orienta a população que ative a verificação dos WhatsApp em duas etapas nas configurações do seu aplicativo.
Para ativar, o usuário entra na configuração do aplicativo, clica na opção ajustes, conta e em configuração em duas etapas. Será solicitada uma senha de seis dígitos. Caso necessário, a reinstalação do aplicativo será solicitada esta senha evitando que terceiros de apropriem de seus dados.