Mato Grosso
Dejetos de usina deixam rio em Jaciara com água escura e mau-cheiro;
Compartilhe:
Conhecido como um dos principais pontos turísticos mato-grossenses, o Rio Tenente Amaral, em Jaciara (a 143 quilômetros de Cuiabá), amanheceu com água escura e mau-cheiro nesta quinta-feira (25), decorrente de um erro operacional de uma usina, que soltou resíduos de cana de açúcar no rio. A poluição causou a morte de peixes e também impediu a entrada de banhistas.
A Prefeitura do município, por meio da Superintendência de Meio Ambiente realizou uma vistoria no local a fim descobrir o motivo do incidente. O Ministério Publico do Estado (MPE), também pediu providências da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), para saber a proporção da poluição.
De acordo com o município, uma equipe do Meio Ambiente verificou no momento da inspeção e constatou que houve um erro operacional de uma usina, em uma das lagoas de contenção da vinhaça (resíduo originário da cana-de-açúcar).
A mesma foi rompida durante o trabalho de manutenção e adequação, onde o braço hidráulico da máquina retroescavadeira fez com que rompesse uma das paredes laterais da represa, ocasionando o escoamento de efluentes da vinhaça em direção ao rio. Uma equipe de manutenção realizou no período da tarde de quinta-feira (26), a finalização da recuperação total da lagoa de contenção dos resíduos de vinhaça, onde houve a poluição.
O órgão Ambiental Municipal tomou as providências cabíveis conforme legislação vigente e emitiu o auto de infração ambiental. Depois de gerado o relatório de inspeção, o mesmo será encaminhado para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT).
O prefeito Abduliabar Galvin Mohammad, por meio de nota, disse que tomou conhecimento do “suposto” rompimento da barragem de dejetos, que esta ocasionando danos ambientais ao rio. O chefe do Executivo também pediu ao Ministério Publico a instauração de um inquérito civil e eventuais ações para a proteção do meio ambiente, em caráter de urgência.