Conectado por

Agronegócios

Custo de produção do algodão chega a R$ 16.697/ha


Compartilhe:

Publicado por

em

O COE do algodão alcança a marca de R$ 16.697/ha para a temporada 22/23 em janeiro. O Custo Operacional Efetivo (COE) aumentou 0,59% ante a projeção de dezembro e 14,62% em relação à safra 21/22. Os dados são do Imea.

Os insumos foram os principais responsáveis pelo aumento das despesas em relação à safra passada, devido ao cenário internacional de restrições e falta de matéria-prima. O reflexo disso contribuiu para a alta nos fertilizantes (+46,88%), semente (+29,17%) e defensivos (+13,97%) ante a safra 21/22. Diante disso, a diferença entre o ponto de equilíbrio (P.E) e o preço da pluma diminuiu 37,64% ante a safra passada, no entanto, o valor da fibra ainda é superior ao P.E.

Vale destacar que, o produtor que não conta com a receita do caroço, o qual, utiliza como pagamento para beneficiar sua produção, terá um risco ainda maior com a margem apertada. Por fim, com as despesas em alta e a margem apertada, o produtor necessita se atentar ao gerenciamento de custo e às oportunidades do mercado para tentar amenizar os impactos dessa elevação na safra.

Agrolink.com.br

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com