Conectado por

Amazonas

Curso a distância capacita profissionais da saúde para aplicar vacina contra HPV, no Amazonas


Compartilhe:

Publicado por

em

Dez mil vagas foram abertas para um curso à distância para capacitar servidores das redes públicas de educação e saúde do Amazonas a aplicar a vacina contra o HPV (papilomavírus humano). Promovido pelo Ministério de Saúde, o programa visa fortalecer as ações de prevenção da doença no Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março.

Elaborado em conjunto com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), o curso possui três módulos e foi criado para atualizar os profissionais de saúde nas informações sobre a doença.

As aulas explicarão em detalhes a vacinação empregada para a prevenção, além de abordar outros tipos de moléstias que estão associados à infecção pelo papilomavírus. Segundo o Ministério, há vários tipos de câncer cuja incidência se torna muito maior por causa do HPV.

As informações têm como objetivo também esclarecer fatos sobre o reconhecimento de possíveis ocorrências da doença.

O curso é gratuito, com 30 horas-aula, na modalidade à distância, sem tutoria, mas com possibilidade de interação entre os participantes, por meio de um fórum de discussões. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março deste ano, no site do programa.

Para mais informações, também é possível contatar a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações – CGPNI, pelo telefone (61) 3315-3379.

HPV

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões, as quais podem levar a doenças mais graves, como o câncer de colo de útero ou de garganta. A doença se manifesta através de vários tipos distintos, e cada tipo de HPV pode causar lesões em diferentes partes do corpo.

O HPV é um vírus transmitido, em geral, pelo contato de pele com a pele, e o modo mais comum de transmissão é por meio do ato sexual. Por isso, pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível (DST). Mais raramente, pode também ser transmitido por objetos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com